Atenção: habilite seu browser para o uso de Javascript!

Perguntas e Respostas

Dúvidas Mais Frequentes


Como já temos exposto, há muitas semelhanças entre a vida cristã verdadeira e compromissada e a vida militar. Frequentemente, entretanto, o cristão militar é questionado acerca de sua missão, e há ainda aqueles que levantam objeções com, no mínimo, conhecimento parcial de causa. Por conta desses fatores. o Militar Cristão traz agora, na forma de perguntas e respostas, breves considerações sobre os principais questionamentos levantados sobre o assunto.


1. O cristão pode ser militar?
2. E quanto à diferença de contexto entre os militares bíblicos e os atuais?
3. O cristão, embora militar, pode ir à guerra?
4. E se for necessário matar? Como fica o mandamento bíblico "Não matarás"?
5. O militar, ao ser incorporado, passa pelo "Juramento à Bandeira", mas Cristo diz que "não devemos jurar de modo algum". Como resolver esse problema?
6. O nosso Hino Nacional, bem como a Canção do Exército, traz referência expressa ao "adorar a Pátria". A Canção do Regimento Naval vai além, declarando que toda a vida do militar é consagrada à terra idolatrada brasileira. O cristão, entretanto, deve apenas adorar a Deus. Como resolver essa questão?
7. A doutrina militar indica a necessidade de se "cultuar as tradições", bem como homenagear os patronos das Armas, Quadros e Serviços. Isso não é o mesmo que prestar adoração a um santo, como fazem os católicos romanos?
8. Uma das frases mais ditas nas Forças Armadas é "Brasil, acima de tudo!". Ora, eu como cristão, tenho a Deus como acima de todas as coisas. Devo eu proferir essa frase então, sem complementá-la com "abaixo de Deus"?
9. O militar é reconhecimento pelo acatamento e integral cumprimento das ordens recebidas. E se a ordem recebida, embora não contrária à lei, for contrária à Palavra de Deus, o que fazer?
10. Disseram-me que o meio militar não deve ser frequentado por crentes por favorecer a promiscuidade. Isso é correto?

Qualquer outra dúvida, escreva para nós. Consulte também nossa seção Especial para Militares, em Estudos Bíblicos.





RecuarPara o alto


Exare suas ponderações
» Comentários até agora: 7.

Em 15/08/2013, às 20:56, Viviane Correa Soares, de São Paulo, ponderou:
Boa noite, trabalho com 2 pessoas no mesmo ambiente. Um é meu chefe, ele é católico, e a outra é colega de serviço, ela é Testemunha de Jeová.
Ela diz que os Cristão NÃO podem ser militares, pq Jesus não pegava em armas, e disse que eles tem até um documento para proibição para se alistar...
Eu achei ridículo, sou cristá e fui atrz de respostas. E vcs foram bem claros com o q eu ja imaginava. Obrigada.
Em 07/02/2013, às 17:23, Dennis, de Fortaleza-CE, ponderou:
Este site é bizu! Glória a Deus pela vida dos irmãos que estão na frente desse trabalho! PAZ.
Em 11/07/2011, às 00:44, Samuel Maia Levy, de Belo Horizonte, ponderou:
Esse site cristão (protestante) possui um estudo bem interessante e de forma bastante didática sobre o tema da guerra e a participação cristã, que aconselho a todos uma leitura: http://www.cacp.org.br/estudos/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=922&menu=7&submenu=4
A Paz do Senhor!
Em 05/06/2011, às 15:34, Rogerio Monteiro, de Carapicuiba, ponderou:
Muito bom, acreditar que pelo fato de ser Cristão, temos tambem direitos, deveres como Mardoqueu tio de Ester teve o direito de se defender e se necessario usar a força porque o cristão tem que ser como uma ovelha ao matadouro?
Em 07/03/2011, às 19:09, Anderson Santana, de Manaus, ponderou:
É sempre muito bom ter o apoio de outros cristãos! o site militar cristão tem me ajudado a entender muitas dúvidas do meio militar e eu tenho me fortalecido mais e mais na presença do Senhor Jesus que Deus os abençoe
Em 15/07/2010, às 21:11, Vinícius Pacca., de Rio De Janeiro., ponderou:
Sou Cristão e tenho o sonho de me tornar militar. Minhas maiores dúvidas em relação ao militarismo junto ao cristianismo, acabaram. Orem por mim, farei prova para EsPCEx ! Glória a Deus pela vida de vocês e pelo compromisso com Jesus.
Em 28/01/2010, às 13:28, NEOQJAV, de Diadema, SP, ponderou:
O sentido da vida é imitar o único que venceu a morte!
Autor: NeoqJav

Comente o texto
Nome:  

Cidade:  

E-mail (não será publicado):  

Comentários:  

» Você pode digitar mais 1024 caracteres.
Digite a seguir o que você lê abaixo:  
983zkMy


 

Importante: utilize este formulário para ponderar somente sobre o texto acima. Comentários sobre a nossa página devem ser postados na seção Contato.
Busca de Artigo
Busca

DTM - Dicionário de Termos Militares
Termos, gírias e expressões da linguagem militar do dia-a-dia. Consulte:

Interatividade
RSS Militar Cristão Militar Cristão no Facebook Militar Cristão no Twitter Assine abaixo o Boletim de Notícias
E-mail: