Atenção: habilite seu browser para o uso de Javascript!

Intercessão

Por Quem Nos Deixa... Sem Explicação


Há pouco tempo postamos aqui no nosso sítio um estudo bíblico a respeito do Deus dos vivos, que você pode conferir aqui e, uma semana após o dia de Finados, a Força Terrestre é entristecida com dois casos de cessação de vida, que ganharam destaque na imprensa. Esses acontecimentos escondem uma realidade, a qual nos propomos a, rapidamente, refletir agora.

Como bem sabemos, o meio militar é heterogêneo, formado por pessoas de diferentes origens, famílias, cor de pele, cultura, nível social, congregadas com a finalidade de servirem a Pátria provendo-lhe segurança. Dentro dessa heterogeneidade, há que se distinguir o aspecto psicológico de cada um e, por isso, há programas de acompanhamento daqueles que necessitam de auxílio para superarem barreiras e dificuldades, especialmente trazidas por situações e ambientes em que se trabalha sob pressão. Muitos vêm, também, com históricos preocupantes de casa, desestruturação familiar, ou se vêm em situações aparentemente sem solução. Num ato de desespero, põem fim a sonhos, projetos, a possíveis soluções para os problemas que estavam enfrentando. Um escapismo que origina dor, revolta, perplexidade, incompreensão. Uma fuga que não vale como hipótese para se resolver quaisquer conflitos.

Não, não temos o poder de dimensionar a dor alheia. Aliás, devemos respeitá-la. E, ao respeitá-la, precisamos ajudar quem está necessitado de um ombro amigo, de uma palavra de conforto ou mesmo de exortação, para não pôr fim a si mesmo. É necessário que haja compaixão pelas pessoas, demonstração de amor, de querer se relacionar com elas, por mais complexas que pareçam; afinal de contas, o ser humano é uma complexidade, o que faz de cada um alguém singular.

Todos nós temos a aprender com os episódios da segunda semana de novembro de 2010. As investigações não apuraram, ainda, até este momento, que os incidentes envolvendo, no mesmo dia e em cidades diferentes, um oficial e uma praça especial do Exército, foram de fato atentados contra as próprias vidas dos envolvidos. O que chama atenção, e nem de longe se divulga, é o considerável número de colegas de caserna que veem nesse ato extremado a solução para os problemas de baixo soldo, de família necessitada, de mulher que não corresponde aos pedidos de relacionamento, dentre outros, que não nos cabe declinar.

É triste que isso seja um assunto tão ignorado, porém delicado. É duro acompanhar o noticiário e verificar até recrutas apertando o gatilho contra suas próprias cabeças. É revoltante - em nome de Jesus - que muito pouco ou nada se faça, na caserna, por vidas humanas que poderiam ser diferentes, envolvidas, transformadas em amor! Que fazem nossos companheiros de farda, detentores de poder, autoridade, e de salvação em Cristo, para transformar esse quadro terrível?

Oremos pelos seguintes motivos:
  • Todo o efetivo, para que tenhamos discernimento, dado por Deus, sobre quem precisa de um aconselhamento cristão.
  • Aqueles que detém poder sobre 20, sobre 30, sobre 100 ou sobre contingentes ainda maiores, para que estejam sensíveis à voz e às necessidades de seus subordinados.
  • Para que o militar de Jesus nada deva a alguém, senão o amor (Romanos 13:8) e, por ser devedor de amor, que o pague ao seu próximo, e não se recuse a amá-lo, a despeito de eventuais dificuldades.
  • Por compaixão de uns para com os outros, quer próximos, quer distantes, provendo-lhes as necessidades.
  • Que não falte o amor e a compreensão aos liderados, tampouco o compartilhar de esperança e alegria, especialmente por quem é cristão militar.
  • Finalmente, pelas famílias enlutadas, que perderam seus entes queridos para a fuga que nada soluciona, senão machuca e interrompe algo que poderia ter sido e não foi.
Que haja amor nas nossas vidas, senso de auxílio, disponibilidade e dedicação ao serviço do nosso Rei. Amém.




RecuarPara o alto


Exare suas ponderações
Nenhuma ponderação adicionada.
Gostaria de ser o primeiro?
Preencha o formulário ao lado.

Comente o texto
Nome:  

Cidade:  

E-mail (não será publicado):  

Comentários:  

» Você pode digitar mais 1024 caracteres.
Digite a seguir o que você lê abaixo:  
U71z35M


 

Importante: utilize este formulário para ponderar somente sobre o texto acima. Comentários sobre a nossa página devem ser postados na seção Contato.
Busca de Artigo
Busca

DTM - Dicionário de Termos Militares
Termos, gírias e expressões da linguagem militar do dia-a-dia. Consulte:

Interatividade
RSS Militar Cristão Militar Cristão no Facebook Militar Cristão no Twitter Assine abaixo o Boletim de Notícias
E-mail: