Atenção: habilite seu browser para o uso de Javascript!


Devocionais

Reflexão em Lamentações 3:21

Por Marcos Rodrigues Vallim

“... Quero trazer à memória o que me pode dar esperança...”

Quantas são as lembranças que cada um de nós carregamos ao longo de nossas vidas. Algumas delas são boas e nos trazem grande alegria, porém outras são ruins e na maioria das vezes não queremos relembra-las.

De uma certa forma somos moldados e formados pelas nossas lembranças e isto reflete na maioria das vezes no nosso dia-a-dia.

O livro de Lamentações foi um livro escrito num contexto de morte e destruição. Aqui o pano de fundo é a destruição de Jerusalém em 586 a.C. por Nabucodonosor, rei babilônico o qual levou muitos judeus cativos para a Babilônia. É nesta situação de destruição e escravidão que o autor de Lamentações diz que “quer trazer à memória o que pode dar esperança” ou o que ele esperará.

Quero Trazer à Memória...

Muitos de nós hoje, temos dificuldade em recordar fatos, acontecimentos ou compromissos do nosso dia-a-dia, porém mais do que nunca é necessário trazermos à memória, i.e., relembrarmos a razão de nossa fé! Qual é o motivo de nos reunirmos e estarmos juntos em nossos cultos?

Muitos não sabem os reais motivos porquê vão à igreja! Passamos hoje por uma imensa crise de amnésia, onde a mensagem de Cristo, os valores do Reino de Deus e a sua manifestação na vida dos cristãos, estão sendo substituída por emoções, por rituais ou até por “barganhas” com Deus, onde em troca do culto que prestamos a Ele queremos algum tipo de compensação ou “benção” e nos esquecemos de que a adoração é dada somente a Ele. É como se Deus fosse um supermercado onde podemos ir comprar aquilo que nos é agradável. Pagamos e vamos embora!

Sacramentos, como a Ceia do Senhor e o Batismo, têm perdido o seu real sentido, onde a comunhão, união, a morte para os desejos do mundo e o serviço a Deus têm sido substituídos pelo imediatismo e pelo egoísmo. Precisamos então relembrar aquele momento em nossa vida quando nos encontramos com Cristo e fomos impactados e inundados pelo seu grande amor. O momento no qual voltamos a ter comunhão com Deus. O momento no qual teve a esperança e a certeza de que um dia estará com Ele. É o já ainda não presente na vida dos cristãos.

O que pode me dar esperança...

Para o povo de Israel, somente em Deus havia esperança de salvação e restauração! A sua fé era baseada num Deus libertador e misericordioso que andava sempre ao lado de seu povo.

A situação em que se encontravam era a mais triste possível: morte, doença e destruição minavam a esperança deles.

Uma pessoa ou povo sem esperança, sem um sentido de vida, já está derrotado ou vencido - ele não tem mais perspectiva de vida. Porém, se este mesmo povo ou pessoa possuir um mínimo de esperança, ela ele continuará a lutar e viver.

O autor de Lamentações ao dizer as palavras neste texto, procurou trazer à mente de seu povo, aquilo em que eles poderiam se agarrar para poder continuar a viver: que o seu Deus os libertaria.

Hoje, a situação na qual vivemos em muitas cidades e grandes centros é a de inúmeras pessoas sem esperança ou sentido de vida. São pessoas que vão e vem sem uma perspectiva de vida, onde a fome, a miséria, o desemprego, as brigas no lar fazem parte de suas vidas, tornando-as um verdadeiro caos.

Numa situação de extrema dificuldade é que o autor de Lamentações nos remete para o verso seguinte e mostra onde está a sua esperança: “as misericórdias do Senhor são as causas de não sermos consumidos, porque a sua misericórdia não tem fim...” (Lam.3:22).

São nelas em que qualquer pessoa de qualquer época pode se refugiar. E estas misericórdias que não tem fim, são manifestas na pessoa de CRISTO JESUS, que é a expressão máxima do amor e da compaixão de Deus num mundo onde o egoísmo, as estruturas sociais, políticas e econômicas, e a falta de amor ao próximo escravizam homens e mulheres, tornando-as sem sentido e vazias.

Em pleno século XXI vemos que as palavras do autor de Lamentações são atuais e carregadas de esperança para povos e nações que não tem mais esperança, onde a ausência de Deus torna-os alienados ao pecado, fazendo com que percam a comunhão com o seu Criador na pessoa de Cristo Jesus.

Conclusão

Passados mais de 2.500 anos, temos sempre que trazer à memória que em Cristo Jesus, nossa esperança não é vã e não tem fim! Que nEle podemos confiar! Apesar das circunstâncias e dos problemas Ele sempre está e estará conosco como Ele mesmo disse “eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos...” (Mateus 28:20).

Como igreja, somos chamados a anunciar a esperança de vida que há em Cristo para todos aqueles que já perderam a memória de quem são (como pessoas e seres humanos) e da esperança que os motiva a viver.

Como corpo de Cristo, Embaixadores de Deus, temos a missão de irmos e anunciarmos as Boas-Novas de que no Filho de Deus há vida! E não apenas anunciarmos, mas vivermos e praticarmos os valores do Reino de Deus, num mundo onde a falta de memória é presente, onde a vida de Cristo se faz urgente em meio a uma sociedade destruída.





RecuarPara o alto


Exare suas ponderações
» Comentários até agora: 28.

Em 22/01/2014, às 18:51, Nival Antio Da Silva, de Rio De Janeir, ponderou:
Este texto é maravilhso, já preguei 3 vez este ano esta palavra e ctuarei pregando no mês de janeiro, faz com que o povo reflita mais.
Em 10/11/2013, às 15:25, Sandra, de Osasco, ponderou:
muito boa, hoje meditava neste texto par refeltir junto ao juniores da minha igreja.
Em 29/01/2013, às 23:40, Maria Antonieta Faria, de Rio De Janeiro, ponderou:
Hj,na minha Igreja foi a reflexão do dia.Tive curiosidade de saber mais sobre essa palavra.Amei,foi de grande esperança p/ nós.Agradeço a Deus por tão rica mensagens.
Apaz do Senhor..
Em 11/09/2012, às 21:37, Eliane Bordin, de Itapoá Sc, ponderou:
Estava muito precisada de uma mensagem de esperança e aqui a encontrei!
Muito grata e que Deus Pai continue lhe usando como instrumento Seu!
Em 14/08/2012, às 09:43, Eliane Aparecida Da Silva, de Campos Do Jordão, ponderou:
gloria a Deus aleluia q Deus tremendo nos servimos e q vasos preciosos vcs são, amei a reflexão!!!! a paz do Senhor
Em 01/07/2012, às 15:21, Marco Antonio, de Itu-sp, ponderou:
QUE MARAVILHA DE MENSAGEM, FOI IMPACTANTE ME FEZ TRAZER A MEMÓRIA TODAS AS VEZES QUE O SENHOR ME CHAMOU PARA SER UM VERDADEIRO GANHADOR DE ALMAS E DE QUANTAS VEZES ELE ME LIVROU DA DESTRUIÇÃO
QUE DEUS ABENÇOE CADA VEZ MAIS A SUA VIDA E SEU MINISTERIO
Em 15/05/2012, às 02:09, Roberto Frederico, de Niteroi - RJ, ponderou:
Exelente a reflexão e muito atual. Uma bênçao. Que Deus te use mais e mais.
Em 06/05/2012, às 12:45, Pr. Marcos, de Campo Largo, ponderou:
mensaguem maravilhosa
Em 29/04/2012, às 20:55, Ello, de Manaus, ponderou:
Tenho passado por momentos de grandes perdas relac a tds as areas da minha vida. Localizei este texto "por acaso" e fiquei maravilhada em lembrar ... como Deus se importa comigo!
Deus abençoe vcs.
Em 03/03/2012, às 15:49, Ana Lourdes, de Sâo Paulo, ponderou:
Que Deus continue usando sua vida, a reflexão foi uma benção para minha vida.
Em 07/02/2012, às 16:17, Rosilene Veloso, de Nova Iguaçu, ponderou:
Eu estava procurando uma fonte de inspiração para um momento devocional e Deus me mostrou Lamentações. Amei esta reflexão e é tudo que Deus estava querendo me dizer.
Que Deus continue abençoando este trabalho grandemente.
A paz em Cristo!
Em 23/01/2012, às 11:42, Miriam, de Londrina - PR, ponderou:
Maravilhoso e esse versículo, e o texto me fortaleceu muito. Quero sempre trazer a minha memória aquilo que me traz esperança, somente a mim, mas a todos meus familiares e os que me cercam. Deus abençoe.
Em 19/10/2011, às 19:44, Gilcelio, de Itaocara, ponderou:
cara vou pegar essa base para eu poder refletir atraves da mesma, Deus vos abençoe!
Em 18/10/2011, às 21:32, Adalicio, de Eunapolis-Ba, ponderou:
Este texto, realmente, nos traz a memoria o qunto Deus nos ama, mesmo esquecido do seu imenso favor, permanecae sobre sua maravilhosa Graça.
Em 28/08/2011, às 14:40, Maria Jussineide Gomes, de Ouriçangas _Bahia, ponderou:
Essa palavra me foi dada por Deus esses dias em que tenho passado por problemas de saúde e esse comentário foi maravilhoso, me abençoou muito. Que Deus continue te usando para para honra e glória
Em 24/07/2011, às 20:05, Christiane, de Campinas-SP, ponderou:
Este é um dos meus versiculos prediletos..Tenho atualmente passado um dos piores momentos de minha vida,c/ enfermidade de minha mãe..São momentos de ansiedade,angustia,desespero,e digitei na internet esse versiculo e conheci esse site.Não posso me esquecer do q/ DEUS já fez em minha vida e estarei me apropriando dessa palavra.Foi num contexto de morte e destruição q/ este Livro de Lamentações foi escrito,por isso fez mta diferença a explicação dada neste artigo.
Obrigada e Deus os abençoe!
Em 04/06/2011, às 12:15, LUZIA CAMARA, de RIO DE JANEIRO, ponderou:
Palavra maravilhosa! Deus o abençoe neste ministério.
Fique na paz!
Em 22/05/2011, às 17:43, EDSON ROCHA, de RECIFE/PE, ponderou:
MARAVILHOSO,PARABÉNS UM GRANDE ABRAÇO.´
Em 05/05/2011, às 01:30, Adriana Gomes, de Parnaíba-PI, ponderou:
gloria à DEUS por esse comentário,em meio a tribulações que aparecem em nossa vida devemos trazer à memoria aquilo que nos traz esperança,isso nos prova a fidelidade do nosso DEUS,pois ao lembrarmos seus feitos automaticamente nossa esperança é renovada.Gostei muito desse comentario fui abençõada atravez dele,que DEUS os abençõe sempre.
Em 27/12/2010, às 00:40, GERLICE, de BH, ponderou:
Achei maravilhoso esse comentário....o q eu acho é a BIBLIA dificil de interpretar.Gostaria muito de maiores informações pra eu entender melhor.....Obrigada!
Em 09/12/2010, às 22:07, Sandra, de RIO DE JANEIRO, ponderou:
Gostei muito comesei a sevolta para DEUS lendo apalavra e quando eu comesei a ler eu abri neste estudo de lamentaçoes e gostei muito do que eu li que DEUS te abençoa
Em 04/12/2010, às 21:38, Luiz Carlos A. Andrade, de Vit Da Conquista Ba, ponderou:
Além te gostado dessa interpretração maravilhosa, me fortaleci com os comentarios dos irmãos. É verdade! não podemos deixar o diabo apagar da nossa memória a esperança de vitórias, as quais Deus nos prometeu. Paz, Luiz.
Em 27/11/2010, às 20:09, Deborah Albuquerque, de Itapira São Paulo, ponderou:
Que alegria ter encontrado Essa palavra que é um alerta para quando em batalha nos lembrarmos das grandes vitórias que o nosso Deus nos tem dado. Quando as lembranças são das tristezas e decepções logo a fraqueza se apresenta nos tirando a direção. Mas Deus nos anima pela palavra a nos posicionarmos, e a nunca esquecer que Ele e quem nos respauda diante da tribulação. Obrigado pelo estudo que muito me edificou e fortaleceu nesse momento de luta. Esse eu quero trazer a memória.
Em 24/09/2010, às 19:28, INAILDE LIRA, de BRASÍLIA, ponderou:
Deus tem realizado grandes obras em minha vida e em minha família... grandes coisas tem acontecido em nossas vidas e ainda acontecerão, por isso fiquei envergonhada hoje, 24 de setembro de 2010, quando me entristeci com uma prova terrível que estamos passandoo com um de meus irmãos. Parando para pensar, falei para meu marido. Amor, o inimigo tenta nos fazer esquecer, no momento da prova, as maravilhas que Deus opera em nós, em nossas causas, mas devemos, sim, é nos lembrarmos e agradecermos a cada dia por tudo que já fez, faz e fará. Devemos ser mais gratos a Deus por tudo todos os dias de nossas vidas. Por isso, ao colocar no google a frase "trazendo a memória aquilo que me dá esperança", encontrei seu texto e fiquei muito feliz. Obrigada irmão e que Deus continue te abençoando. Vou à Bíblia ler, refletir e me fortalecer com esse ponto maravilhoso da Palavra de Deus.
A PAZ DE DEUS! INAILDE
Em 03/07/2010, às 22:56, Jackson, de Belo Horizonte, ponderou:
Excelente estudo e muito atual, que Deus continue abençoando este ministério e que o Espírito Santo de Deus continue vos inspirando com palavras poderosas.
Em 25/06/2010, às 09:44, RonaldoRamos Ferreira, de Rio De Janeiro, ponderou:
muito bom o artigo sobre trazer a memoria so o que da esperança muito bem elaborado e centrado no foco Deus abençoe em nome de Jesus
Em 28/08/2009, às 11:41, Elmar Rocha Guimarães, de Imperatriz-ma, ponderou:
é muito bom conhecer essas verdades que libertam, é muito bom saber que Deus está sempre pronto a perdoar. que nós temos pecado, e que Deus tem o perdão.
Em 06/07/2009, às 22:10, Raquel Dutra Sanches Galiciani, de Campo Grande/MS, ponderou:
Gostei muito do estudo, achei este site por acaso e me identifiquei, pois sou Cabo da reserva da Polícia Militar, e agora me dedico mais ao estudo da Bíblia e a Deus. Obrigada!

Comente o texto
Nome:  

Cidade:  

E-mail (não será publicado):  

Comentários:  

» Você pode digitar mais 1024 caracteres.
Digite a seguir o que você lê abaixo:  
8Q12j2N


 

Importante: utilize este formulário para ponderar somente sobre o texto acima. Comentários sobre a nossa página devem ser postados na seção Contato.
Busca de Estudo Bíblico
Busca

DTM - Dicionário de Termos Militares
Termos, gírias e expressões da linguagem militar do dia-a-dia. Consulte:

Bíblia Online
Bíblia Online

Capítulo:    Versículo:

     
Palavra(s):

    
Interatividade
RSS Militar Cristão Militar Cristão no Facebook Militar Cristão no Twitter Assine abaixo o Boletim de Notícias
E-mail: