Atenção: habilite seu browser para o uso de Javascript!


Doutrina

A Arca da Aliança

Por Rev. Josivaldo de França Pereira

A arca da aliança (também chamada "arca do Senhor", "arca de Deus", "arca da aliança do Senhor", "arca do testemunho" e "arca sagrada") era uma caixa retangular de madeira de acácia, medindo cerca de 1,20m de comprimento e 0,75m de largura x 0,75m de altura (Ex 25.10). Seu revestimento interno e sua cobertura externa eram de ouro puro batido. Na parte superior, ao redor, havia uma bordadura de ouro (Ex 25.11). Contudo, a tampa que cobria a arca, denominada de propiciatório (em hebraico kappõret, "cobertura"), era de ouro maciço (Ex 25.17). Sobre o propiciatório, também de ouro maciço, haviam dois querubins, um em cada extremidade da arca com as asas estendidas à frente um do outro, cobrindo o propiciatório (Ex 25.18-20). Do meio deles Deus se comunicava com o Seu povo (Ex 25.22). A arca era a única peça de mobília no Santo dos Santos do tabernáculo (e, posteriormente, do templo) e abrigava cópias das tábuas da lei (Ex 25.16; 2 Rs 11.12), um vaso com maná (Ex 16.33,34) e a vara de Arão (Nm 17.10). Mas quando, numa época posterior, foi colocada no lugar santíssimo do templo de Salomão, "Nada havia na arca senão só as duas tábuas de pedra, que Moisés ali pusera junto a Horebe, quando o Senhor fez aliança com os filhos de Israel, ao saírem da terra do Egito" (I Rs 8.9).

Antes da construção do templo, a arca da aliança era carregada por sacerdotes levitas (cf. 2 Cr 35.3) que usavam duas varas de acácia revestidas de ouro, fixas em argolas que ficavam na parte inferior da arca (Ex 25.12-15). Quem tocasse na arca da aliança era passível de morte (cf. 2 Sm 6.6,7).

Segundo o historiador Josefo, a arca da aliança provavelmente se perdeu durante a destruição de Jerusalém pelos caldeus, em 587 a. C., pois na construção pós-exílica do segundo templo (c. de 537 a. C.) a arca já não fazia parte dos utensílios do santuário, o que deveras surpreendeu Pompeu quando em 63 a. C. insistiu, pela força, entrar no lugar santíssimo. F. F. Bruce lembra: "No lugar santíssimo pós-exílico a posição da arca estava marcada por uma plataforma chamada 'a pedra de fundação' (heb. 'eben shattiyyãh)".

Jeremias profetizou o fim da arca da aliança (como objeto e símbolo) assim: "Sucederá que, quando vos multiplicardes e vos tornardes fecundos na terra, então, diz o Senhor, nunca mais se exclamará: A arca da aliança do Senhor! ela não lhes virá à mente, não se lembrarão dela nem dela sentirão falta; e não se fará outra" (Jr 3.16). Comentando esta passagem de Jeremias, R. K. Harrison diz: "A presença de Deus em Sião fará desnecessária a arca e outros objetos de culto com sua majestade, porque estes são somente símbolos da realidade de Deus. Na Jerusalém celestial de Ap 22.5 o sol também estará fora de moda. Até esta época ainda precisamos de alguns lembretes materiais da atuação de Deus, para auxiliar a fé".

Significado

A arca da aliança possuía dos significados distintos. O primeiro era simbolizar a presença protetora e orientadora de Deus no meio do Seu povo. No recôndito do santuário o Senhor revelava Sua vontade aos Seus servos (Moisés: Ex 25.22; 30.36; Arão: Lv 16.2; Josué: Js 7.6, etc.). Justamente por ser símbolo de Deus com Seu povo, a arca da aliança desempenhou um papel importantíssimo, como por exemplo, na travessia do rio Jordão (Js 3.4), na queda de Jericó (Js 6) e na cerimônia da memorização do pacto, no monte Ebal (Js 8.30-35).

O segundo significado, que na verdade é a expressão maior do primeiro, tem a ver com Jesus Cristo. O Dr. D. D. Turner observa: "A arca tipificava o Senhor Jesus Cristo que intercede por nós detrás do véu". E ainda: "Verifica-se melhor a tipologia da arca em Números 10.33: 'A arca da aliança do Senhor ia adiante deles caminho de três dias, para lhes deparar lugar de descanso'. Jesus Cristo, o antitipo da arca, vai adiante dos Seus remidos explorando o caminho através do deserto deste mundo pecaminoso, e levando o Seu povo até à Canaã celestial". E conclui: "Assim como a arca ficou nas mãos dos filisteus durante certo tempo (cf. I Sm 5 e 6), o Messias foi cativo no sepulcro, mas depois ressuscitou com triunfo".

Esperamos que estas rápidas considerações sobre a arca da aliança tenham sido de alguma forma esclarecedoras para você. Que Deus o (a) abençoe.


Fonte: mensagem de grupo de discussão virtual.





RecuarPara o alto


Exare suas ponderações
» Comentários até agora: 68.

Em 07/02/2014, às 19:33, Jose Gomes Filho, de Campo Grande Ms, ponderou:
amigo past este comentário foi uma fabula
deus te abençoe sempre
Em 04/01/2014, às 22:41, Sueli, de Ribeirão Das Neves, ponderou:
gostaria de saber se é proibido fazer reprica da arca da aliança?
Em 16/10/2013, às 11:25, Cleusa, de Conceição Da Feira - Ba., ponderou:
Sou Bacharel em Teologia e tenho procurado aprofundar-me em conhecimento da Palavra de Deus. Este estudo foi de extrema importância para mim,ajudou muito a fortalecer meus conhecimentos. Continuem escrevendo textos baseados na Bíblia e Deus os recompensará abundantemente. Shalom, Adonai
Em 29/09/2013, às 08:55, Paulo Sergio Ienne, de Porto Feliz /sp, ponderou:
muito bom !um texto simples e completo. deixando espaço para confirmação do mesmo.fkm com DEUS.
Em 09/09/2013, às 16:25, Jorget Raposo, de Belém Pa, ponderou:
Muito obrigado pelo estudo
é muito interessante e me ajudou muito no trabalho que desenvolvi.Deus os abençoe ricamente.
Em 04/09/2013, às 11:08, Amador Alves, de Novo Gama, ponderou:
muito bom muito esclarecedor quero estar parabenizando o feitor do texto.
Em 16/08/2013, às 05:24, Vinicius, de Cuparaque Mg, ponderou:
muito parabens
Em 22/07/2013, às 17:18, Dan Charmon, de Belo Horizonte, ponderou:
Parabéns pelo texto, pelo estudo. Apesar de curto, muito rico e interessante. Deus abençõe vocês também.
Em 16/04/2013, às 09:26, Wemerson Dos Santos Rego, de Ribeirão Cascalheira -mt, ponderou:
esse estudo é uma benção de Deus muito bom tem detalhes preciosos que precisamos aprender,fala sobre a Glória de Deus. muito bom ficam todos na paz do Senhor Jesus.
Em 01/01/2013, às 16:06, Emileide, de Salvador, ponderou:
foi muto util,amei os detalhes,foi otmo saber mais sobre a arca da aliança!!!!
Em 16/12/2012, às 15:46, Sandra Chagas, de São Paulo, ponderou:
até ontm msm depois de 5 anos convertida e frequentadora da ebd ñ sabia ao certo o sentido e significado da arca...com esse texto deu p ter maior clareza...a paz esteja com todos
Em 02/11/2012, às 13:41, Analu, de Marabá-PA, ponderou:
Muito bom e esclarecedor esse estudo. Aprendi muito sobre o assunto, pois não sabia de nada!!
Parabéns para quem o fez e que Deus continue o abençoando grandemente.
Em 17/09/2012, às 22:02, PATRICIA REIS, de SANTO ANTONIO DE JESUS, ponderou:
DEUS CONTINUE ABENÇOANDO A TODOS PELO LINDO TRABALHO, CLARO E OBJETIVO.A ARCA COMO PRESENÇA DE DEUS E TIPOLOGIA DE CRISTO. GLORIA A DEUS QUE HJ TEMOS CONTATO DIRETO COM DEUS POR MEIO DE CRISTO, LOGO QUE O VÉU DO TEMPLO SE RASGOU. E A PRESENÇA DE DEUS NOS É MANIFESTA QD A BUSCAMOS COM SINCERIDADE DE CORAÇÃO. PASZ DE CRISTO.
Em 31/07/2012, às 08:56, Edirley Saborido Da Silva, de Belo Horizonte MG, ponderou:
Gloria a Deus, que Deus te abençoe mais e mais em nome de Jesus.
Que o Amor de Deus pai Seja com você.
Em 27/07/2012, às 11:23, GILMAR CAMPOS, de MARANGUAPE-CE, ponderou:
obg,foi de grande utilidade para,os meus estudos Biblico.um forte abç graça e paz...
Em 10/06/2012, às 12:09, Airton, de Rio De Janeiro, ponderou:
A Paz do Senhor, excelente texto, mas gostaria de saber onde se aspergia o sangue do sacrifício, desde o desaparecimento da arca até a destruição do templo d C ? Deus abençoe.
Em 05/05/2012, às 00:21, Daniel, de Carmo Do Paranaiba-mg, ponderou:
gostei muito de seu estudo, tenho estudado muito sobre a arca do senhor e tenho visto varias pregaçoes sobre a arca. Mais q jesus continue abençoando vcs cada vez mais com graça e sabedoria que vcs possam ganhar varias almas para o senhor e serem um bom soldado(2timoteo:2:4)
Em 30/04/2012, às 13:56, Dulce Batista, de Gumarães, ponderou:
Achei boa a analogia da arca c/ Jesus.O seu conteúdo penso que ,também tem um significado. O maná significa a provisão de Deus,a vara de Arão ,o poder, as tábuas da lei a orientação .«Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra.»Hoje cada um de nós pode ser uma arca , manifestando a glória de Deus,mostrando ao mundo a sua presença,essa é a nossa responsabilidade como filhos de Deus. A Ele toda glória
Em 23/04/2012, às 19:55, Pra Enilda Cardoso, de Macapá, ponderou:
Este esclarecimento é ótimo.só queria entender por que as igrejas continuam construindo a Arca da Aliança para fazer Campanhas se Jr.3:16 diz que nao se faria outra.Qual a intençao disso?Será que a Arca nao foi substituida pelo Espírito Santo?
Em 06/03/2012, às 12:12, Ednéa, de Itapetininga, ponderou:
Muito Bom!
Foi o que Deus disse quando fez o homem no sexto dia.
Muito Bom! esse texto foi escrito por um homem de Deus!
Aleluia! Jesus é o Senhor! Rm10:13
Em 06/03/2012, às 09:44, Aliceschiavon@hotmail.com, de Juis De Fora Minas Gerais, ponderou:
quero tudo q puder sobre a arca desejo saber mais obrigada.
Em 22/02/2012, às 16:16, Josiel Gonçalves, de Cariacica. E.s, ponderou:
comentar o que, melhor comentado impossível. Que Deus abençoe sempre o escritor, amem.
Em 16/02/2012, às 12:04, Ana, de Rio Branco, ponderou:
Muito bom esses textos! Deus abençoe grandiosamente sempre e sempre!
Em 06/02/2012, às 11:39, Pâmela, de Ponta Grossa, ponderou:
Cristo Jesus, Deus e o Espírito Santo Consolador estão nos corações daqueles que creem, não acredito que Deus esteja em coisas que o fogo pode consumir e o tempo desgastar. Creio nele de todo meu coração, leio a Bíblia que para mim é o presente que Deus nos deixou para nos instruir e sei assim que Ele é comigo.
Em 13/12/2011, às 21:49, José Leonisse De Amorim, de Itaocara-RJ, ponderou:
Os católicos conhecem a obra prima de Deus, que é Nossa Senhora, a criatura mais perfeita que foi criada, onde Deus escolheu como tabernáculo para si: "Cristo, porém, apareceu como um pontífice dos bens futuros. Entrou no tabernáculo mais excelente e perfeito, não construído por mãos humanas, nem mesmo deste mundo" (Hebr 9, 12).
Em 04/12/2011, às 01:11, Josédalvenirnunesdossantos, de Parobé Rs, ponderou:
quero dar os parabems para vcs
por esta acselente pesquisa,da forma que foi colocada, mas tem uma coisa muito importante! temos que ter o cuidado para não colocar um objeto no lugar de cristo!! pois nos 41 comentários quase todos vejam a arca diferente uma da outra,pois cada um tem uma interpretação são muitas cabeças e muitos coraçoes que diverjem a sua pesquisa é otima mas qual o fundamento dela? eu estava acisttido tv uma madrugada destas quando vi uma cena que me chamou atenção,um carro de bombeiro com uma replica da arca da alinça em cima e o povo a seguia de uma forma idolatrada!! ou seja é preciso um encinammento para que as pessoas não venham a faser este tipo de coisa para não desagradar a DEUS!! um abraço,e que Deus os abençoe. a paz do senhor Jesus cristo.
Em 22/10/2011, às 20:11, Adelaide Dos Santos Silva, de Barra Mansa, ponderou:
respeito muito a imagem da arca;pois para mim ela tem um significado muito além do que qualquer pessoa possa imaginar...ela é a unica imagem criada pelo homem ;que DEUS nunca e jamais condenará!!!foi ELE quem ordenou ao patriarca moisés em:Exodo:25.10paz do senhor a todos...
Em 02/10/2011, às 10:44, Luci Fatima Vieira Candido, de Taquaritinga, ponderou:
A ARCA DA ALIANÇA nada mais é do que JESUS no meio de nós
Em 26/09/2011, às 16:09, Ariomar De Freitas Nobre, de Manaus, ponderou:
Acredito que um dos significados é que na Nova Aliança, a Palavra de Deus deve estar guardada dentro do coração do homem tal como estava na forma escrita dos 10 mandamentos guardada dentro da Arca do Concerto.
O sumo sacerdote ouvia a Palavra e transmitia ao povo. Hoje, o Espírito Santo fala ao coração do Homem. Até chegar em frente a Arca, eram feitos sacrifícios. Hoje, o sacrifício é a própria vida do homem que quer ouvir a Voz de Deus, mas se não somos um sacrifício vivo, Deus não libera a Palavra.
A Arca representava Jesus, logo, Jesus é a Palavra, o Verbo Vivo de Deus. Sabendo disso, necessitamos estar em contato contínuo com a Palavra, lendo e meditando nas sagradas Escrituras, a nossa Arca atual. Quando Israel não consultava a Deus no Tabernáculo, perecia. Se não vivermos a Palavra, pereceremos. A Palavra de Deus é a Verdade, e a verdade liberta. Corremos o risco de vivermos acorrentados se não vivermos a liberdade contida em nossa Arca, as Sagradas Escrituras. Já consultamos a nossa arca hoje?
Em 30/08/2011, às 17:57, Miss.Bruno Rocha, de Montes Claros, ponderou:
Bom,NA MINHA OPINIAO A ARCA DA ALIANÇA TAMBEM SIMBOLIZA NOS POIS TEMOS A PRESENÇA DEUS.
Em 21/07/2011, às 12:09, Wernher, de Goiania, ponderou:
Pude observar também que a arca tipifica isso: arvore de acacia, o homem terreno, o ouro cobrindo isso, o sangue purifica o homem , a presença de Deus, Jesus que hoje habita em nós após nos ter purificado com o sangue, e as tabuas e vara de arao, o conhecimento de Deus e autoridade em nós atravez de Jesus.
Em 25/06/2011, às 11:48, Ev.ernandes.silva, de Rj, ponderou:
muito bom
Em 26/05/2011, às 19:04, Caetanonassimbem, de SANTO ANDRE, ponderou:
agradeço a Deus pelas vossas vidas de bravura e heroismo pois eu admiro muito as vossas
bravuras e coragem meus parabens Deus que continue lhes encorajando para ser um grande exemplo para a nossa juventude e pela patria brasileira pois o exercito precisa de herois como voceis pois no verde louro de vossas fardas sei que com muita honrra e orgulho carregam muita coragem e com firmeza em vossos corações o grito de vitoria pela patria brasileira meus parabens sinto muito orgulho de ver um soldado batalhando pela patria e até mesmo dar suas vidas para salvar os propios inimigos se possivel e eu acho muito lindo os desfiles de todos voceis meus parabens voceis são herois pois sei que lutam bravamente em defesa das pessoas e da patria eu sei que a batalha não é facil por isso quero dar minha colaboração em defesa da patria no que puder ajudar pois eu quero dizer que sou um soldado para combater contra as hostes espirituais nos lugares celestiais em cristo e eu sei que o nosso lema é sempre avançar e nunca recuar
Em 05/05/2011, às 12:12, Anna, de Estados Unidos, ponderou:
Que coisa linda a experiencia que tive nesta noite passada.... meu esposo esta no exercito americano e no momento esta numa base militar, longe da familia.... eu entrei no facebook ontem e estava lendo sobre as esposas que estao tendo dificuldades com seus esposos que regressaram agora da guerra. Depois disso fui dormir e acabei sonhando que meu esposo estava agindo muito estranho e fora do normal, entao eu coloquei as maos sobre ele e comecei a interceder por ele em linguas, e eu via sobre ele uma "arca da alianca"! E hoje de manha entrei no google para ver o significado disso, eu logo me deparei com este site para Militares Cristaos! Lendo este texto me fez entender o significado do meu sonho: que Deus esta protegendo e orientando meu esposo! Que coisa linda, Deus conhece o intimo do nosso ser e de nossos pensamentos! Agradeco a Deus pela vida de todos que estao intercedendo pelos militares e familias de militares espalhados por este mundo! Louvado seja Deus.
Em 03/05/2011, às 11:14, Herivelton, de Jaboatão, ponderou:
oi eu sirvo as forças armadas sou soldado de 1ªclasse na Aeronaltica e gostei muito se tiver algum estudo novo e de pra emviar por favor me envia valeu e fica na paz
Em 18/04/2011, às 21:50, Flaazy Gualberto, de Salvador, ponderou:
Deus te abençoe!você me ajudou MUITOO!!!=)
Em 12/04/2011, às 11:49, Ademar Junior, de Rockland, ponderou:
Amei este estudo,e vejo que nos antes de pedir mais da presenca de deus devemos antes como os levitas nos consagrar primeiro,porque a muitos que querem mas de deus mais o preso a pagar(carregar nos ombros a arca isso poucos querem)que deus tenha misericordia de nos.
Em 16/03/2011, às 22:10, Maria Izabel Simas, de Guarapari, ponderou:
Boa noite estou achando este site diferente e bom, mas fiquei curiosa com o assunto Arca da Aliança. Ela acabou, ou o novo testamento continua a falar dela, pois pelo que penso ela está protegida lá nos céus, com terremotos em volta, relampagos, vozes e raios, está tão bem protegida, que os salvos um dia poderão ve-la lá nos céus quando Jesus vier buscar os Seus para leva-los para que onde Ele estiver estejamo-nos também, lá poderemos olhar para dentro desta arca sem sermos mortos pois estaremos salvos por Cristo o autor e consumador da nossa fé.
Uma Lei dividida em duas tábuas de pedra, significando que ordens divinas que foram escritas pelo próprio dedo de Deus, não poderia ter acabado tendo tido um fim, conforme falado neste site. Onde poderia um Deus que tem em Sua lei eterna, por onde Ele nos julgará através de Moises, e Moisés fará este trabalho que ele começou lá com o povo de israel, e continuará tanto para nos condenar ou justificar-nos junto ao Pai, estas são palavras de Jesus, onde o 4 mandamento
Em 02/03/2011, às 16:19, Romildo, de Czs, ponderou:
muito legal esse estudo,que Deus os ilumine.
Em 08/12/2010, às 01:54, Gleiciano Karaja, de Palmas To., ponderou:
apaz meus irmãos amem este estudo e muito edificante jesus abemçoe cvs ai
Em 19/11/2010, às 22:57, CLEBSON, de MUNIQUE -ALEMANHA, ponderou:
O QUE TENHO A DIZER É QUE ESTE ESTUDO É MUITO FORTE ; QUE O SENHOR CONTINUE ABENCOANDO VOCES .
Em 31/10/2010, às 12:18, Julio Cesar, de Gama, ponderou:
estou vasendo uma campanha trasendo a arca na igreja, depois de ulguns dias eu vim que a palavra e muito forte
Em 26/10/2010, às 13:36, Fabiano Santos De Lima, de Rj, ponderou:
aonde esta erca hoje no tempro malter e jeruzalem???????
Em 24/10/2010, às 06:23, Edilson E.s., de Nova Iguaçu, ponderou:
encontrei nesse estudo o que precisava para tirar minhas duvidas a serca da arca, que bençao!!!!
Em 22/10/2010, às 20:21, Biana Silva, de Itabuna ~bahia, ponderou:
TEM O QUE DENTRO DA ARCA?
Em 22/10/2010, às 20:08, Biana Silva, de Itabuna ~bahia, ponderou:
Quer saber se tem ,os dez mandamentos dentro da arca, encusivel o sábado.podem me dar uma resposta ,por fv.
Em 21/09/2010, às 15:39, Marta Valentim, de Manaus, ponderou:
HOJE NOS TEMOS LIVRE ACESSO O SENHOR É A NOSSA ARCA ANTES SO OS SACERDOTES QUE PODERIAM ENTRAR NO TARBENACULO E HOJE JESUS MORREU RASGOU O VEU TODOS NOS PODEMOS IR ATE ELE."VINDE A MIM TODOS QUE ESTAO OPRIMIDOS E SOBRECARREGADOS.
Em 21/09/2010, às 11:18, Jocelito, de Aracaju, ponderou:
gostei do estudo ,se poder mande mande para o meu email mais e muito mais quero aprender ..que Deus possa te abençoar.muito mais .a paz do senhor
Em 04/09/2010, às 13:15, Jairo Gualter Jorge, de Guaurlhos, ponderou:
É interessante saber que outras pessoas também querem explicações sobre a Arca da aliança. O que a palavra nos diz (texto de Jeremias) é que a Arca estaria no Templo até o dia da morte de Jesus Cristo (quando o véu se rasgou, ficou aberto o caminho do homem até o lugar Santíssimo e não haveria mais nenhum sacerdote p/ aspegir sangue p/ remissão de pecado, pois o sangue de Cristo foi derramado e fez isso de uma vez por todas) Agora o nosso intercessor direto é Ele (Jesus). O ap. João viu a Arca ao lado do trono de Deus, e é os mandamentos dentro dela que servirá de base ao juízo que será feito a todo o homem quando do julgamento no Grande Trono branco apocalipse 11:19. Será que ainda tem alguém que tem coragem de afirmar que os mandamentos foram abolidos por Cristo? Jeremias profetizou que a Arca seria tomada da terra. Então qual o dever do homem? Termer a Deus e guardar os seus mandamentos. O diacno Filipe disse ao eunuco "entendes tu o que estas lendo? como posso entender se ninguém me explicar!"
Em 28/08/2010, às 21:12, Abner Escher Costa, de Sao Paulo, ponderou:
Achei o testo deveras muito pedagógico e esclarecedor
Paz amados!!!
Em 18/07/2010, às 12:32, Ana Josefa Costa, de Palmeira Dos Indios Alagoas, ponderou:
FALa apalavra de deus e muito dificil mas e maravilho ler e servir com todo coraçao
Em 06/06/2010, às 07:41, Lene, de Recife, ponderou:
Excelente comentário a respeito da arca. Muito obrigada muito me ajudou com um estudo sobre o assunto.
Em 05/05/2010, às 00:49, Celio, de Palmas, ponderou:
eu gostari de saber com esta arcaesta e onde ela fincou au torca na as pessoas pederiao ser cura
Em 18/04/2010, às 10:45, Rosineia, de Campinas, ponderou:
o ,estudo achei muito bem esplicado escrareceu minhas duvidas agrdeco
Em 07/04/2010, às 12:39, FERNANDO GUERRA, de SUIçA LUGANO, ponderou:
EU QUERIA SABER SE DENTRO DA ARCA TINHA OUTRAS COISAS ? EU VI UMA PESSOAS FALAR QUE DENTRO DELA TINHAO QUATRO CABECA UMA DE BOI OUTRA DE HOMEM OUTRA DE AGUIA E OUTRA DE LEAO SE POSSIVEL QUERIA SABER PARA MIM NAO FALAR ALGO QUE NAO è REAL OBRIGADO DIACONO FERNANDO D.D.GUERRA A PAZ
Em 03/03/2010, às 17:25, HELENA ANTONIA FERREIRA, de CONGONHAS - MG, ponderou:
Me mande este texto sobre a arca da aliança pelo meu emial, por favor, pois eu quero transmití-lo na minha igreja, pois venho fazendo um estudo sobre este assunto e este aritgo está bem completo.
Vou copiar e imprimir para passar para os demais.
Que Deus o abençõe.
Não vou negar a autoria deste texto.
Obrigada.
Em 24/02/2010, às 11:15, PB DIego, de Mauá SP, ponderou:
Tremendo foi a revelação da Arca cativa. estou aprendendo muito, só para somar no vosso estudo essa Arca tinha 3 utencilios A Vara de Arão o Maná e os Déz Mandamentos, Que representa o próprio Cristo.
Vara = Ele é a Videira
Maná = Ele é o Pão da vida
Mandamentos = Ele é a Palavra
Em 01/02/2010, às 15:37, Daniel Silva, de Guarulhos, ponderou:
MUITO BOA A LINHA DE PENSAMENTO SOBRE A ARCA E SUAS TIPOLOGIAS CREIO QUE É EDIFICANTE PARA AQUELES QUE LEEM E ENTENDE FIQUEM NA PAZ
Em 06/12/2009, às 15:38, Paulo Roberto Pereira, de São Gonçalo - Pontal, ponderou:
Uzá, ao tentar ajudar a segurar a arca pagou com sua própria vida. Porque os filisteus também não pagaram com a vida ao roubara arca do senhor e transporta-la? Quem souber responda-me por favor.
Em 03/12/2009, às 19:44, Edson Miranda Duarte, de Goiânia / Go, ponderou:
A arca se tem 2 querubins a propria palavra de disse não adorar a imagem nem cima do ceu nem debaixo do céu, explicar esse comentario.
Em 23/11/2009, às 20:18, Anderson Moura, de Maceió, ponderou:
Eu realmente não sabia que alguém tinha profetizado o desaparecimento da arca da aliança!!!
Será que Já a encontraram?
se alguém souber me responda por favor!!!
Em 23/09/2009, às 08:14, Sebastiao B.da Silva, de Palmas - To., ponderou:
A questao do paralelo com o Sr. Jesus foi muito feliz, mas tambem é importante verificar que, a prudencia e uma caracteristica que o crente deve sempre observar, pois que sera que DEUS nao conhecia o coração de Uzá, e nao sabia que ele queria so ajudar, mas mesmo assim, pagou sua imprudencia com a propria vida. Poretanto, ACAUTELAI-VOS. E parabéns pelo estudo.
Em 17/08/2009, às 11:04, João Alberto Monteiro, de Cabo Frio Rj, ponderou:
Muito interessante os escritos sobre a Arca da Aliança e seu possível paradeiro.
O paralelo feito pelo Dr D.D.Turner entre a Arca e o Sr Jesus foram excelentes.
Amigos em maiores pretensões seguem algumas observações.
Todas as partes da Arca tipificavam o Sr. Jesus. Madeira de Acácia = a humanidade de Jesus. O revestimento de ouro (que não se corrompe) sua santidade, divindade = Igualmente homem e Deus (Emanuel) As tábuas da Lei = simbolizando a Palavra de Deus - Jesus (Verbo de Deus Jo 1.1...). O vaso de ouro com o Maná (pão do céu). Maná fala do verdadeiro pão do Céu (que viria e veio) e que dá vida ao mundo, Jesus (Jo 6.32-35). A vara de Arão que floresceu fala da ressurreição de Jesus. A tampa da Arca (propiciatório) fala da propiciação pelos nossos pecados feita por Jesus (Hb 2.17, 1Jo 2.2 e 4.10)...
Que Deus os abençoe pelo site e pelos militares cristãos atuantes.
Ao dispor,um abraço,
Shalom.
Em 11/08/2009, às 10:49, Antonio Carlos De Almeida, de Luziânia - GO, ponderou:
Estou fazendo uma pesquisa sobre a arca da aliança, e esse texto me ajudará bastante!
Obrigado!
Em 09/08/2009, às 09:24, Marcos Ferreira, de Petrópolis-RJ, ponderou:
Texto bem elaborado,explicativo,tira bastante dúvidas,aborda o tema de modo brilhante,esclarece dúvidas e adiciona conhecimentos,parabéns
Em 07/07/2009, às 13:44, Ademir Domingos Zanotelli, de Vitória.ES., ponderou:
Parabens...texto muito bem claro...nos ajuda a observar mais as dimensões de Jesus Cristo Nosso Senhor aqui na terra.porque nela não está e nem neste mundo... é transcendental. onipotente-onisciente-onipresente.
obrigado pela oportunidade.
Em 07/07/2009, às 13:19, Rosana Eugenio Dos Santos, de Guaraí -to/ Missionariarosanaeugenio-7@hotmail.com, ponderou:
Interessante notar que apenas o primeiro significado tem sido divulgado, achei interessante o paralelo que vocês fazem com relação a Jesus e a arca.
Em 27/06/2009, às 23:21, Felipe, de Bh, ponderou:
Confere!Este texto me auxiliou com fartura para uma missão que fui convocado pelo General Jesus Cristo!Que Deus vos abençoe.

Comente o texto
Nome:  

Cidade:  

E-mail (não será publicado):  

Comentários:  

» Você pode digitar mais 1024 caracteres.
Digite a seguir o que você lê abaixo:  
2Az7M36


 

Importante: utilize este formulário para ponderar somente sobre o texto acima. Comentários sobre a nossa página devem ser postados na seção Contato.
Busca de Estudo Bíblico
Busca

DTM - Dicionário de Termos Militares
Termos, gírias e expressões da linguagem militar do dia-a-dia. Consulte:

Bíblia Online
Bíblia Online

Capítulo:    Versículo:

     
Palavra(s):

    
Interatividade
RSS Militar Cristão Militar Cristão no Facebook Militar Cristão no Twitter Assine abaixo o Boletim de Notícias
E-mail: