Atenção: habilite seu browser para o uso de Javascript!


Doutrina

A Criação do Homem

Por autor desconhecido

Importante: antes de submeter este texto à impressão, clique em "Texto Integral",
ao final desta página, para não comprometer a divisão do texto em páginas na impressora.

Página 1 de 2
Ir para a página:   01   02   

INTRODUÇÃO:

Têm surgido as mais variadas teorias acerca da origem do homem. De um modo geral, elas não conseguem anular a ligação do ser humano com a Terra. Entretanto, a única fonte realmente autorizada, acerca da origem da humanidade, é a Bíblia Sagrada. Os dois primeiros capítulos de Gênesis nos oferecem, de modo plausível e coerente, a verdadeira história das origens, inclusive a do homem.

I. OS DOIS RELATOS BÍBLICOS DA CRIAÇÃO DO HOMEM

1. O primeiro relato sobre a criação do homem. Encontra-se em Gênesis 1.26,27. Neste texto, está declarada a ordem criativa da Trindade, quando diz: "Façamos o homem". A despeito da importância teológica que se dá ao "façamos" para denotar a participação triúnica da Deidade, o fundamental, nesta passagem, é a palavra "BARAH" (hebraico), do versículo 27, que quer dizer : "criou". Deus o fez do pó da terra, mas sua criação foi um ato divino. Ele foi feito especial e diferente da vida vegetal, aquática e animal.

2. O segundo relato da criação do homem. Encontra-se em Gênesis 2.4-8. Neste relato histórico, temos, além da criação dó homem, também a descrição da origem da mulher. Enquanto a primeira narração se preocupou mais em mostrar a ordem da criação e a decisão da Corte Divina, em criar o homem à sua imagem e semelhança; o segundo relato apresenta a sua efetivação. No texto de Gtnesis`2.7, temos a seguinte declaração: "E formou o Senhor Deus o homem do pó dá terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida, e o homem foi feito alma vivente".

3. A criação da mulher. No segundo relato da criação, podemos destacar, no texto de Gênesis 2.18-25, a formação da mulher. Depois de Deus ter criado Adão, Ele também fez Eva. Em Gênesis 1.27, está escrito: "macho e fêmea os criou".

II. TEORIAS ANTIBÍBLICAS SOBRE A ORIGEM DO HOMEM

l. A teoria evolucionista. Esta teoria apresenta o homem como um Ser que evoluiu de uma ordem inferior, no mundo animal. Ensina que esta evolução resultou de sucessivas alterações nas formas materiais, de vido as forças latentes que existem na matéria. Mas a Bíblia refuta esta teoria, quando declara que: (1 ) a origem do homem resultou de um ato criativo de Deus; (2) o ser físico do homem também é resultado de um ato criativo de Deus, que utilizou a matéria já existente "afar" (hebraico), que significa "pó da terra"; (3) o homem, hoje, tem a mesma estrutura física e espiritual do dia em que foi criado;.(4) o homem foi tirado da terra e está destinado a ela, depois da morte (Ec 3.20); (5) o homem não é evolução natural da terra, pois ele foi "plasmado".

2. A teoria filosófico-materialista. Sigmund Freud, que lançou esta teoria, era ateu, filósofo e psicanalista. Ele enfatizou, em seus argumentos, a idéia de que o homem, em sua vida biológica e psicológica, tem como base e formação de sua personalidade e seus instintos naturais. Afirmou ele que coisas, como sexo, fome, sede, segurança e prazer, são pressões que determinam as ações e os padrões da personalidade do homem. No conceito de Freud, a natureza do homem não se relaciona com o sobrenatural, no caso, Deus. Para ele, a idéia de uma relação do Criador com o ser humano é imprópria e inexistente, pois o mesmo vê o homem como uma criatura egocêntrica, voltada apenas para as suas necessidades, sem qualquer comunhão com um ser supremo. Acreditava ele que, ao morrer o homem, nada mais resta.

3. A teoria do humanismo científico. As fontes de informações, para os adeptos desta teoria, sobre a natureza e origem do homem, estão na Biologia, Psicologia e Medicina. Para esta escola de pensamento, o homem é um produto evolucionário da Natureza, sem a menor possibilidade de imortalidade.

III. O ENSINO DA BÍBLIA SOBRE A ORIGEM DO HOMEM

1. A biforme natureza do homem. O homem foi criado com uma biforme natureza: material e imaterial. A primeira foi formada do pó da terra (Gn 2.7) e a segunda, outorgada diretamente pelo Criador. O sopro divino nas narinas do homem concedeu-lhe a vida física e a espiritual. A vida imaterial do homem é representada pela alma e pelo espírito. Porém, esta dupla natureza do homem é representada por uma tricotomia, que se constitui, na parte material, pelo corpo; na imaterial, pela alma e pelo espírito ( 1 Ts 5.23).

2. A tricotomia do homem (l Ts 5.23; Hb 4.12). O termo tricotomia significa "aquilo que é dividido em três", ou "que se divide em três tomos" .Em relação ao homem , refere-se às três partes do seu ser: corpo, alma e espírito. Há divergência neste ponto daqueles que entendem o homem como apenas um ser dicótomo, ou seja, que se divide em duas partes: corpo, alma ou espírito. Os defensores da dicotomia do homem unem alma e espírito como uma só parte e, às vezes, como se fossem uma só coisa. Entretanto parece-nos mais aceitável o ponto de vista da tricotomia. Este conceito crê que o homem é uma triunidade composta e inseparável. Só a morte física é capaz de separar o corpo de sua parte imaterial.

a) O corpo. É a parte inferior do homem que se constitui de elementos químicos da terra, como oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio, fósforo, potássio, enxofre, sódio, cloro, iodo, ferro, cobre, zinco, e outros elementos em proporções menores. Porém, o corpo, com todos estes produtos, sem a bênção divina, é de ínfimo valor.

b) A alma. É preciso saber que o corpo sem a alma é inerte. Ela precisa dele para expressar sua vida funcional e racional. É identificada, no hebraico do Antigo Testamento, por "NEPHESH" e, no grego do Novo Testamento, por "PSIQUÊ" .

c) O espírito. No hebraico é "RUACH" e no grego é "PNEUMA". O espírito do homem não é um simples sopro ou fôlego, mas também vida imortal (Ec 12.7; Dn 12.2; Lc 20.37;1 Co 15.53). Ele é o princípio ativo de nossa vida espiritual, religiosa e imortal. É o elemento de comunicação entre Deus e o homem. Certo autor cristão escreveu que "o corpo, a alma e o espírito constituem a base real. dos três elementos do ...


Texto Integral


Página 1 de 2
Ir para a página:   01   02   

Fonte: Igreja Presbiteriana Independente do Cruzeiro.





RecuarPara o alto


Exare suas ponderações
» Comentários até agora: 24.

Em 30/06/2013, às 14:48, José Roberto, de Saõ Gonçalo RJ 2013, ponderou:
Saudações, gostei e aprendi mais da criação do ser humano continue cumprindo o seu praposito porque do outro lado tem sempre quem recebe, alguns se pronuncia mais muitos recebem. Graça e Paz
Em 15/03/2013, às 17:06, Sílvio, de Rio De Janeiro, ponderou:
Saudações: Amados do Senhor,gostei muito do estudo e principalmente da parte em que é explicada a origem do ser Humano,"infelizmente ainda existe muita cegueira Espiritual no mundo" mas continuemos a cumprir o Ide do Senhor,Missão dada é Missao cumprida fiquem na paz amém ?
Em 24/02/2013, às 17:47, Rodrigo, de CRUZEIRO DO SUL, ponderou:
Acho que a preocupação maior de Gênesis é relatar a "criação espiritual do homem". Não é porque a Bíblia menciona que "Deus criou o homem do pó da terra" que Ele tenha obrigatoriamente que ter feito um bonequinho. Criar do pó da terra pode significar também a passagem de milhares ou até milhões de anos. Por que os "sete" dias da criação são geralmente interpretados como figurativos e a criação do homem, no mesmo texto, tem que ser considerada literalmente? Não acho que a cìência e a Bíblia conflitem em nada. O importante é saber que o Homem foi uma criação especial de Deus (do ponto de vista espiritual, porque do ponto de vista carnal é um animal como outro qualquer) e que Adão foi o momento em que o Homem se tornou não somente corpo e alma, mas também espírito.
Em 02/10/2012, às 20:11, Wagner Antonio Rangel, de Vila Velha, ponderou:
houve dois momentos da criação do homem,no sexto dia Deus criou pela sua palavra o homem e a mulher e os dispersou por toda a terram, no setimo dia descansou, no segundo momento Deus criou o Edem e com suas mãos formou um homem e da sua costela fez a mulher e os colocou no Jardim, isto é o que esta escrito na palavra de Deus, o que passar disto é de procedência maligna
Em 16/09/2012, às 23:21, Jeferson Da Silva, de Taboão Da Serra, ponderou:
olá parabéns pelo trabalho,esta maravilhoso espero que possa me ajudar na minha carreira como evangelista,eu preciso alguns matérias para estudar melhor se vocês pudem me indicar alguns agradeço em nome de JESUS .A PAZ E PARABÉNS...
Em 08/08/2012, às 19:01, Washington Ds.s.alves, de Vila Velha, ponderou:
Graça a Deus,mto bm o site de estudo,Deus tem guerreiro nessa terra,aprendi que nao sou apenas natural mas sim um pedaçinho de DEUS Aki na terra,Deus os abençoe
Em 05/08/2012, às 08:02, SOROBO, de RIO CLARO SP, ponderou:
Os seres humanos surgiram no final do expediente "happy air" da sexta-feira
Estava lá Deus tranquilo quando um de seus assessores Gabriel ou Satanaz sugeriram a criação dos seres humanos, no que Deus concordou e os fez imediatamente.
Talvez pensando que esse iriam ajudá-LO ou pelo menos cuidar da maravilha criada.
O que não aconteceu, feitos de última hora durante o "happy air" da sexta os homens estão destruindo tudo que podem e as mulheres sempre submissas são coniventes e sempre subalternas. Teriam sido falhas da criação
Em 14/05/2012, às 22:45, Leny, de Belo Horizonte, ponderou:
Graça e Paz amados(as), esse texto me ajudou a entender melhor o assunto que até então era complexo.
Em 11/03/2012, às 10:24, Thais Bermanelli, de São Paulo, ponderou:
este texto aprendi muito com ele pois ao conrario dos outros texto que já li este relata sem apologia ,e sem complicação os dois assuntos em Questão , Amém .que deus abençõe a todos ... e principalmente os criadores texte site beijos
Em 14/01/2012, às 16:18, Jefferson Silva Dos Santos, de São José Do Rio Preto Estado De São Paulo, ponderou:
ola estou montando uma escola biblica para homens eu estou precisando de livros ou estudos biblicos para dar aulas para homens que fale sobre fortalecimento espiritual carater de homen coisas assim se vcs poder me ajudar em vie para meu E-mail
Em 30/11/2011, às 12:01, ANDRÉ GOMES, de LEOPOLDINA, ponderou:
COMO SE DEU A MULTIPLICAÇÕA DO HOMEN. ADÃO E EVA TIVERAM FILHOS NO PARAISO OU APENAS APOS PECAREM E SEREM ESPULSOS POR DEUS. SENDO ASSIM COM QUEM CAIN SE CASOU
Em 27/10/2011, às 14:37, Bruno Marton, de Lorena, ponderou:
Parei no 1º parágrafo... :/
Em 18/08/2011, às 07:26, Sirlene Nazare, de Rubiataba, ponderou:
muito importante para mim ter compartilhado desse texto, porque me ajudará muito na minha caminhada cristã, como Diaconisa. espero ter a oportunidade de lê outros.
Em 15/08/2011, às 17:12, Born, de Dois Riachos, ponderou:
Muito bom saber que existe essa preocupação do Exército com militares cristãos.
Se eu realmente me alistar ficarei muito feliz em me ajuntar com vocês nessa guerra espiritual também.
Que o General dos generais esteja conosco.
Continuem até vencer a guerra; Maior está com vocês do que o que está com eles.
Em 05/05/2011, às 09:22, J.C. Ferreira, de Salvador-Ba, ponderou:
Gostei muito do "artigo", continuem neste propósito pois a "Verdade Bíblica" deve ser falada e comentada refutando os pensamentos "hereticos" e contraditórios. Deus os abençoe. Parabéns!!!
Em 21/03/2011, às 23:03, Abner Escher Costa, de Sao Paulo, ponderou:
Deus é Espírito.Gn 1.26... façamos o homem a nossa imagem... Gn 2.7 formou o Senhor Deus o homem do pó da terra... O que foi criado primeiro o Espírito e depois o corpo (esclareça-me por favor)
Em 09/03/2011, às 22:15, Francisco, de Guarulhos SP, ponderou:
GOSTEI MUITO DO ESTUDO QUE DEUS ABENÇOI E INSPIRE CADA VEZ MAIS
Em 24/05/2010, às 07:17, Fernando, de Portugal,lisboa, ponderou:
Que estudo bem detalhado e sintetizado,os meus parabéns...
Em 20/04/2010, às 23:19, Marcia Cristina, de Rio De Janeiro, ponderou:
Adorei o site, vou estar conectada sempre. Os estudos são de grande valia.continuem nos orientando através da palavra e saiba que o trabalho de vocês é uma benção.
Em 29/03/2010, às 10:15, Jair, de Londrina, ponderou:
gostaria de saber como era as banana à 30000 anos
pois desde que temos provas cientifica as banana são as mesmas
Em 15/03/2010, às 09:34, WALTER, de GUARULHO, ponderou:
PORQUE OS RELIGIÓSOS NÃO ACEITAM TESES DA CRIAÇÃO DO HOMEM PELA CIÊNCIA. ELES VÃO AOS MÉDICOS, SÃO OPERADOS, USAM CELULAR, FAX, TRENS, AVÕES, ENERGIA NUCLEAR, TELEVISÃO, MICROSCÓPIOS, TELESCÓPIOS ETC, E NÃO ACEITAM O QUE A CIÊNCIA DIZ DIZ SOBRE A CRIAÇÃO DO HOMEM? PORUQE? VOCES NÃO ACHAM QUE IGNORAR ISTO É UMA BURRICE OU INSANIDADE MENTAL?
Em 28/02/2010, às 22:26, JOSE LUIZ CISTI, de MACEIÓ - AL, ponderou:
Dificil acreditar que pessoas que se dizem tão cultas e instruidas ainda não entenderam o proposito da vida na terra.
Como pode um ser vivo passivel de evolução, evoluir para ser comida de outro? Se evolução fosse fato nós teriamos asas e não aviões, teriamos 4 patas e não carros. Como pode uma planta evoluir para ser grama ou capim e servir de comida de outro. Principalmente quando o principio da evolução se apoia na certeza da lei do mais forte. O fraco por acaso evolui para ser mais fraco. E se não evoluiu, então qual sua origem? Todo principio de vida é Divino independente de religião, credo, mito, lendas, etc. Não aceitar isto é negar a própria existencia e a própria vida, se comparando a um pedaço de pedra ou a uma lesma, achando que nada mais é do que um monte de matéria misturada que um dia vai acabar. Se alma e espirito não existissem nós durariamos para sempre. Pois a materia morta que se formou em vida não se acabaria nunca, no processo continua da reconstituição de que ela se formou. Tenho pena.
Em 25/02/2010, às 09:13, WALTER MANOCCHI, de GUARULHOS, ponderou:
COM TODA CERTEZA O AUTOR DESSE TEXTO, NUNCA SE DEU AO TRABALHO DE LER CIÊNCIAS PALEONTOLOGICAS E ANTOPOLOGICAS. NÃO ENTENDO COM PODE O SER HUMANO DOTADO DE UMA SUPOSTA INTELIGENCIA, SE RECUSAR A COMPROVAÇÕES DA CIÊNCIA E ACRIDITAR EM LENDAS, MITOS OU NARRATIVAS TÃO MENTIROSAS QUE ÁTÉ HOJE NÃO SE PROVA. BIBLIA FOI CRIADA POR LENDA DITAS HA 10 MIL ANOS PASSADO,
POREM HA 30 MIL ANOS ATRAZ NÃO HAVIA QUALQUER TIPO DE RELIGIÃO, RITOS OU CULTOS. ISTO PROVADO POR ESSAS CIÊNCIAS ACIMA CITADAS. POR FAVOR PAREM DE FICAR NAS TREVAS DA IGNORACIA E SE ILUMINEM NO SABER DA LUZ DA CIÊNCIA.
Em 18/10/2009, às 21:16, A Bíblia Falada, de São Paulo, ponderou:
Recentemente fiz um post referenciando seu artigo e comentando sobre as descobertas científicas que refutam as teorias de Darwing. Acompanhe: www.abibliafalada.com.br

Comente o texto
Nome:  

Cidade:  

E-mail (não será publicado):  

Comentários:  

» Você pode digitar mais 1024 caracteres.
Digite a seguir o que você lê abaixo:  
6N2D11Y


 

Importante: utilize este formulário para ponderar somente sobre o texto acima. Comentários sobre a nossa página devem ser postados na seção Contato.
Busca de Estudo Bíblico
Busca

DTM - Dicionário de Termos Militares
Termos, gírias e expressões da linguagem militar do dia-a-dia. Consulte:

Bíblia Online
Bíblia Online

Capítulo:    Versículo:

     
Palavra(s):

    
Interatividade
RSS Militar Cristão Militar Cristão no Facebook Militar Cristão no Twitter Assine abaixo o Boletim de Notícias
E-mail: