Atenção: habilite seu browser para o uso de Javascript!


Vida Cristã

A Bíblia e a Bebida Alcoólica

Por Gary Fischer

Importante: antes de submeter este texto à impressão, clique em "Texto Integral",
ao final desta página, para não comprometer a divisão do texto em páginas na impressora.

Página 1 de 3
Ir para a página:   01   02   03   

Às vezes parece difícil saber ao certo que postura o cristão deve tomar diante das bebidas alcoólicas. De um lado, acham-se muitos textos que parecem incentivar a abstinência, mas, por outro lado, há trechos em que Jesus transformou a água em vinho, bebeu vinho etc. Qual é o ensino das Escrituras acerca do uso do álcool? Para entendermos esse assunto corretamente, é necessário começar com uma postura adequada. Devemos descartar as idéias preconcebidas e não procurar encaixar as Escrituras à força na posição que preferimos ou já concluímos ser a mais correta. Precisamos tratar da questão com a mente aberta e tentando apenas descobrir o que a Palavra de Deus ensina sobre o assunto.

Este artigo tratará de vários aspectos das Escrituras e, somente após de analisarmos vários textos e conceitos, chegaremos em uma conclusão sobre o cristão e as bebidas alcoólicas. Quando ler esses trechos que mencionaremos, procure entender cada um por vez, mas aguarde para só no fim do estudo formular uma conclusão que lee em conta todos os aspectos em questão.

Analise vários textos

Esses textos serão citados com poucos comentários. Estude cada um e analise com cuidado o seu significado.

"O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio" (Provérbios 20:1). O sábio mostra que há um perigo no vinho e que ele é enganador.

"Ouve, filho meu, e sê sabio; guia retamente no caminho o teu coração. Não estejas entre os bebedores de vinho nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência vestirá de trapos o homem" (Provérbios 23:19-21).

"Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as rixas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos? Para os que se demoram em beber vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. Pois ao cabo morderá como a cobra e picará como o basilisco. Os teus olhos verão cousas esquisitas, e o teu coração falará perversidades. Serás como o que se deita no meio do mar e como o que se deita no alto do mastro e dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando despertarei? Então tornarei e beber" (Provérbios 23:29-35). Que cena patética a do homem que se deixou vencer pelo álcool.

"Palavras do rei Lemuel, de Massá, as quais lhe ensinou sua mãe. Que ti direi, filho meu? Ó filho do meu ventre? Que ti direi, ó filho dos meus votos? Não dês às mulheres a tua força, nem os teus caminhos, às que destroem os reis. Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte. Para que não bebam, e se esqueçam da lei, e pervertam o direito de todos os aflitos. Dai bebida forte aos que perecem e vinho, aos amargu-rados de espírito; para que bebam e se esqueçam da sua pobreza, e de suas fadigas não se lebrem mais" (Provérbios 31:1-7). O vinho não serve para os reis, mas sim para os que não têm nada por que viverem.

"Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice e continuam até alta noite, até que o vinho os esquenta!" (Isaías 5:11). "Ai dos que são heróis para beber vinho e valentes para misturar bebida forte" (Isaías 5:22). "O Senhor derramou no coração deles um espírito estonteante; eles fizeram estontear o Egito em toda a sua obra, como o bêbado quando cambaleia no seu vômito." (Isaías 19:14). "Mas também estes cambaleiam por causa do vinho e não podem ter-se em pé por causa da bebida forte; o sacerdote e o profeta cambaleiam por causa da bebida forte, são vencidos pelo vinho, não podem ter-se em pé por causa da bebida forte; erram na visão, tropeçam no juízo. Porque todas as mesas estão cheias de vômitos, e não há lugar sem imundícia" (Isaías 28:7-8). Junto com a vergonha da embriaguez, as Escrituras geralmente frisam o efeito causado sobre a mente. Quando sacerdotes, profetas e juízes bebem, eles desviam os homens de Deus.

O texto a seguir ressalta o mesmo pensamento: "A sensualidade, o vinho e o mosto tiram o entendimento" (Oséias 4:11). "Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro, misturando à bebida o seu furor, e que o embebeda para lhe contemplar as vergonhas! Serás farto de opróbrio em vez de honra; bebe tu também e exibe a tua incircuncisão; chegará a tua vez de tomares o cálice da mão direita do SENHOR, e ignomínia cairá sobre a tua glória" (Habacuque 2:15-16). "Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus." (1 Coríntios 6:9-10). "Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissenções, facções, invejas, bebedices, glutonarias e cousas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais cousas praticam" (Gálatas 5:19-21). "Porque basta o tempo decorrido para terdes executado a vontade dos gentios, tendo andando em dissoluções, concupiscências, borracheiras, orgias, bebedices e em detestáveis idolatrias. Por isso, difamando-vos, estranham que não concorrais com eles ao mesmo excesso de devassidão" (1 Pedro 4:3-4). A embriaguez é um pecado muitas vezes condenado.

Analise a História

A bebida forte tem um passado sórdido. O justo Noé caiu por causa do vinho: "Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda" (Gênesis 9:21). Parece que a bebida alcoólica influencia a pessoa para fazer o que jamais faria se estivesse sóbria. Quando as filhas de Ló desejaram ter filhos do pai, elas o embrigaram e depois o procuraram. O álcool em si não estimulou a concepção, mas elas sabiam que Ló ficaria muito mais passível de cometer ...


Texto Integral


Página 1 de 3
Ir para a página:   01   02   03   

Fonte: Cristão on-line.



RecuarPara o alto


Exare suas ponderações
» Comentários até agora: 7.

Em 08/09/2013, às 23:12, Adriane, de Lucrecia, ponderou:
A se todas as pessoas entendessem essa verdade! Meu Deus como tudo seria mais facil...
Em 08/07/2013, às 17:27, FABRICIO PACHECO, de VISCONDE DO RIO BRANCO,MG, ponderou:
A paz. como tem pouco espaco, gostaria que desvendasse estes versiculos.nm28:7" e a sua libacao(oferta derramada)sera a quarta parte de um him(1 litro)para um cordeiro;no santuario,ofereceras a libacao de BEBIDA FORTE AO SENHOR". outro.dt14:26 e aquele dinheiro daras por tudo que DESEJA A TUA ALMA,por vacas,por ovelhas,VINHOS E BEBIDA FORTE,e por tudo o que pedir a sua ALMA;come o ali perante o SENHOR TEU DEUS,e alegre tu e a tua casa". obs:vinho e bebida forte andam juntos mostrando nao ser um suco.e ai mostra que DEUS nao liga para isso.ELE PEDE BEBIDA INEBRIANTE PARA ELE EM LUGAR SAGRADO. Ai aparece legalistas pegando versiculos isolados aonde so fala de enbriaguez para condenar.Mas o farisaismo esta ainda nos dias de hj.lc 7:33"veio Joao Batista que nao comia pao e nao bebia vinho e dizeis:tem demonio;veio o filho do homem,que come e bebe e dizeis:eis ai um comilao e bebedor de vinho,amigos de publicanos e pecadores".JESUS DISSE QUE É O QUE SAI DA BOCA QUE CONTAMINA.CUIDADO AO CONDENAR. A PAZ DE CRISTO
Em 19/04/2013, às 19:58, ROSANGELA, de RIO CLARO, ponderou:
EXCELENTE ESTUDO. TEXTO SÓBRIO,SENSATO BEM ESCRITO,COM TODAS AS REFERENCIAS PRECISAS,NECESSÁRIAS E OPORTUNAS. QUE DEUS EM CRISTO OS ABENÇOE.
Em 17/07/2012, às 09:29, Osman Sidney Da Silva, de Caruaru, ponderou:
Meu amigo Allan você é que não entendeu o que leu, a bebida forte que fala em Dt14.26, era para ser feita a mistura com água, e que renovação ha, no homem beber bebida forte,Ef5.18 que o Senhor te de a paz.
Em 04/04/2011, às 12:45, Silvio, de Maringa, ponderou:
acha que você precisa ler mais as escrituras e estudar as formas e tempos....
Em 19/09/2010, às 12:39, LUIZ SARAIVA, de Itajaí, ponderou:
Meu Deus,
perdoai-os por não conhecerem a palavra, ou fazerem de que não conhecem. Sem dúvida no grego a palavra para vinho ou suco era a mesma. oinos. Mas não se usava suco de uva em festa de casamento, nem na ceia da páscoa suponho. E a maneira de se conservar o suco de uva pois não tinham geladeiras era transformando-o em vinho e depois misturar com água para beber.Assim também o álcool do vinho purificava a água das bactérias.
Ademais não é o que entra pela boca do homem que o torna impuro (no caso o vinho entra) e sim o que sai.(as más palavras sejam do que bebe ou não bebe vinho)
O que parece estar intoxicado e sem renovação é a mente de quem só quer apontar erros dos outros e impedir-lhes a felicidade.
Deuteronomio 14:26
Em 06/07/2010, às 10:19, Allan Kardec Bourguignon Neto, de CABO FRIO, ponderou:
parabens meu amado irmao, que Deus te abençoe ricamente, e que sejas, mais abençoado ainda, para nos trazer, belos, e lindos, e bons estudos, gostei muito, esse estudo sobre a bebida, e esclarecedor, sei que muitos sairao desse laço, em cujas vontades, ainda estao presos, mas serao libertos para gloria de Deus, que Deus te abençoe amado!!!pastor allan

Comente o texto
Nome:  

Cidade:  

E-mail (não será publicado):  

Comentários:  

» Você pode digitar mais 1024 caracteres.
Digite a seguir o que você lê abaixo:  
UMT377w


 

Importante: utilize este formulário para ponderar somente sobre o texto acima. Comentários sobre a nossa página devem ser postados na seção Contato.
Busca de Estudo Bíblico
Busca

DTM - Dicionário de Termos Militares
Termos, gírias e expressões da linguagem militar do dia-a-dia. Consulte:

Bíblia Online
Bíblia Online

Capítulo:    Versículo:

     
Palavra(s):

    
Interatividade
RSS Militar Cristão Militar Cristão no Facebook Militar Cristão no Twitter Assine abaixo o Boletim de Notícias
E-mail: