Atenção: habilite seu browser para o uso de Javascript!


Vida Cristã

A Cura das Feridas Emocionais

Por Rafael Gabas Thomé de Souza

Importante: antes de submeter este texto à impressão, clique em "Texto Integral",
ao final desta página, para não comprometer a divisão do texto em páginas na impressora.

Página 1 de 3
Ir para a página:   01   02   03   

1. Introdução
2. O Que é a Cura Interior
3. A Nova Criação
4. Santos de Coração Tortuoso

1. Introdução

Você já parou para pensar porquê o apóstolo Paulo fala de "dons de curar" (1Co 12.9), no plural, e não do "dom de curar"? Alguns interpretam essa pluralidade afirmando que os dons de curar seriam habilidades para curar enfermidades específicas. Por exemplo: a uma pessoa Deus daria o dom de orar pelos cancerosos, e vê-los sendo sarados. A outra Deus concederia a habilidade de ministrar cura aos alérgicos, a outro o dom de tirar dores, e assim por diante. Esta explicação parece aceitável, mas não se apóia nos escritos sagrados. No livro de Atos, não lemos em lugar algum este tipo de atuação por parte dos apóstolos e demais servos de Deus. Ele não concedia o poder para curar esta ou aquela doença, mas uma habilidade única, utilizada na cura de todos os males (cf. At 5.15,16; 19.11,12; 28.8,9). Atentando a descrição que o Senhor Jesus deu acerca de seu ministério, podemos entender quais são os dons de curar:

"O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, a pregar liberdade aos cativos, e restauração da vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor." (Lc 4.18,19)

Nestes versículos lemos que havia dois tipos de cura praticados pelo Messias: a cura dos "quebrantados de coração" (vs. 18) e a "restauração da vista aos cegos" (vs. 19), uma referência resumida dos milagres de cura física, efetuados por ele. Dessa forma, os dons de curar são o poder de ministrar, no poder do Espírito Santo, a restituição da parte física e emocional, àqueles a quem assim Deus quiser. Algumas igrejas têm se utilizado de técnicas humanas, que fogem do campo de atuação do Corpo de Cristo, como a regressão da pessoa até o útero, em que a mente do indivíduo é "rebobinada" ao instante de sua formação no ventre materno, além da hipnose, em que a pessoa é posta em transe induzido com o fim de rememorar seus traumas. A cura emocional que Deus praticou e pratica não têm ligação alguma com tais práticas. Neste texto estarei analisando apenas os aspectos bíblicos, sem preocupar-me com experiências ou metodologias que busquem apoio no verdadeiro ensino da cura interior.

2. O Que é a Cura Interior

O Salmo 147.3 nos traz uma singela declaração acerca do operar de Deus no ser humano:

"Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas."

Segundo a Palavra de Deus, nós somos um ser único, constituído por três partes: espírito, alma e corpo (Hb 4.12; 1Ts 5.23). Assim como há doenças que afetam o corpo, nossa casa terrestre (Jó 4.19; 2Co 5.1,2; 2Pe 1,13,14), há feridas que podem ser abertas em nossa alma, isto é, nossa memória, emoções e mente. Nosso comportamento e forma de sentir são marcados por situações que passamos na vida natural, e que deixaram suas marcas, tais como medos, mágoas e ressentimentos. Quando recebemos a Jesus Cristo, entrando em seu Corpo espiritual, a Igreja, nós trazemos essas feridas conosco, as quais, muitas vezes, se tornam parte de nossa vida. Agora que Deus se tornou nosso Senhor e Pai, Ele pode fechar as chagas do coração para que O sirvamos perfeitamente. Por diversas vezes, os profetas descreveram essa restauração interior concedida por Javé, quando o povo de Israel fosse abençoado material e espiritualmente. Após profetizar a vinda e o ministério do Messias, Isaías declarou:

"A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado." (Is 61.3)

3. A Nova Criação

Há crentes sinceros que levantam uma objeção ao ensino da cura interior: "Porquê um regenerado precisaria passar por uma experiência de cura posterior à conversão se, conforme a Bíblia Sagrada, 'se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas' (2Co 5.17)?"

Esse argumento não procede. Primeiramente, convém reparar que os filhos da nova aliança não recebem qualquer direito de serem curados pelo fato de haverem aceitado a Jesus como Senhor. A cura que recebemos na cruz foi a de nossas feridas espirituais, e não a das doenças físicas e/ou emocionais. Se a cruz fosse a provisão para nossas enfermidades, como o é para nossos pecados, a forma de receber a cura divina seria a mesma que para obter expiação de pecados: arrependimento e fé em Cristo. Acontece que, quando alguém se converte a Deus, normalmente seus problemas físicos continuam acompanhando-o, não obstante o Pai já haver perdoado-o por completo. Se o indivíduo recebe fé para ser salvo, porque não é curado também? Seria a cura divina mais difícil de receber que a salvação eterna?

O pecado é visto na Bíblia como uma doença crônica, que afeta todo o homem (Is 1.4-6). Foi desta doença que o Senhor nos curou com sua morte vicária (1Pe 2.21-25). Os autores dos evangelhos sempre recitavam as profecias ao vê-las cumpridas na vida do Senhor. É verdade que nem todas as profecias foram aplicadas por eles no momento de seu cumprimento, contudo eles jamais citavam-nas em eventos menores, de pouca importância, em detrimento de seu verdadeiro cumprimento maior. Se Jesus tomou as nossas enfermidades na cruz do Calvário, porquê nenhum evangelista prescreveu a profecia de Is 53.4,5 como sendo cumprida ali? A resposta é óbvia: Cristo carregou as doenças do povo israelita quando gastava tempo para atentar suas dores e curar suas enfermidades, conforme Mt 8.16,17.

No livro de Hebreus, o autor faz uma comparação pormenorizada entre os rituais simbólicos da lei e a realidade dos elementos da graça, experimentados pelos cristãos. Em todas as instâncias, ele apresenta a superioridade de Jesus Cristo como Mediador, Sumo-Sacerdote e Filho de Deus, maior que os anjos (Hb 1.1-2.9), Moisés (3.1-6) e os sacerdotes levitas (5.1-10). Se o Messias houvesse ...


Texto Integral


Página 1 de 3
Ir para a página:   01   02   03   

O autor é estudante, ex-atirador de guerra em Araçatuba (SP).



RecuarPara o alto


Exare suas ponderações
» Comentários até agora: 18.

Em 17/06/2013, às 19:36, Pra Rita Lessa Sousa, de Camaçari, ponderou:
GOSTEI MUITO DO ESTUDO POR MEU MINISTERIO DE CURA E LIBERTAÇÃO E INTERIOR , SE FOR POSSIVEL GOSTARIA DE RECEDESDEBER ALGUM MATERIAL .DESDE JA AGRADEÇO.
Em 23/11/2012, às 13:24, Jadielson S. Silva, de Alagoinhas-bahia, ponderou:
Que estudo maravilhoso! Precisamos a cada dia nos conciêntizar-mos de que Cristo nos libertou de todo esse mal que tem permeado muitos dos filhos de Deus, que o Senhor vos abençôe.
Em 15/09/2012, às 21:40, Alóis Arndt, de Agrolândia, ponderou:
Concordo perfeitamente que:Muitos
Crentes já receberam a cura espiritual e até física a anos, mas vivem numa miséria de alegria plena, pois ainda emocionalmente estão presos a maneiras, palavras, traumas que ficaram onde até muitas veses se prec isa de um bom Psicólogo (Crente) para ajudar nesse processo de cura total. Jesus quer dar alegria total, e para isso tambem precisamos de cura total. que Deus lhe abençõe.
Em 29/08/2012, às 23:10, Malodo, de Olimpia, ponderou:
Amei a Palavra me edificou e vou edificar outros. pazzz
Em 25/04/2012, às 09:18, Pra Nicinha Ministerio Reobote, de Goiania -go, ponderou:
Convertir mais mesmo asim o sidromi do pânico me acompanhou por longos anos, por congregar com lideres sem o conhecimento e ignorantes nesta area, so que Jesus me ensinou buscar a cura, graças a Deus que tem homens que renova a mentes e que busca a perfeita vontade Deus, e não em teoria ou achismo humano, Deus seja louvado em sua vida, e tem gente que não entedeu nada e distorceu sua palavra, Deus e contigo vai nesta tua força.
Em 25/04/2012, às 09:18, Pra Nicinha Ministerio Reobote, de Goiania -go, ponderou:
Convertir mais mesmo asim o sidromi do pânico me acompanhou por longos anos, por congregar com lideres sem o conhecimento e ignorantes nesta area, so que Jesus me ensinou buscar a cura, graças a Deus que tem homens que renova a mentes e que busca a perfeita vontade Deus, e não em teoria ou achismo humano, Deus seja louvado em sua vida, e tem gente que não entedeu nada e distorceu sua palavra, Deus e contigo vai nesta tua força.
Em 16/03/2012, às 19:00, Roberto, de Cacoal, ponderou:
Afinal, Jesus cura hoje ou não?
Em 22/02/2012, às 14:42, Rosaura De Assis Ferreira, de DUQUE DE CAXIAS_RJ, ponderou:
Só sabe a dor da alma, quem já a sentiu. Só quem passou pelo vale da sombra da morte pode entender a agonia que é passar por ele, sem alguém que te oriente, sem ser taxado de louco, herético e outras coisas mais.Louvo a Deus que encontrei pastores que me ajudaram nesta área de cura interior. Hoje posso ajudar milhares( sem exagero) de pessoa s que sofrem ou já sofreram do mesmo mal.
Em 12/02/2012, às 18:30, Solange, de Rio De Janeiro, ponderou:
irmão ensine o povo a vencer e não a ficar na derrota se cura física não pertence o povo da nova aliança pegue sua bíblia e jogue na lata do lixo ! A SUA!
Em 11/01/2012, às 13:16, Ap.william Silva, de Angra Dos Reis, ponderou:
Achei o conteudo postado de grande valia.DEUS abençoez
Em 12/12/2011, às 13:01, Luiz Maria De Lima, de Natal, ponderou:
O texto é excelente para meditação e ensino, seu conteúdo preenche as iexigências da Palavra de Deus. Louvo ao Senhor por haver ainda pessoas que primam pela verdade das Escrituras, sem macular o texto sagrado. DeuS VOS ABENÇOE e continuem difundindo à Palavra para engrnadecimento do reino de Deus.amém!
Em 04/04/2011, às 11:34, Jorge Paulo De Sousa, de TAGUATINGA-DF, ponderou:
vEJO,QUE O CRISTIANISMO PREGADO ULTIMAMENTE É VOLTADO PARA A NECESSIDADE DO HOMEM E NÃO PARA A VONTADE DE DEUS, É SALUTAR ESSE ENTENDIMENTOSOBRE CURA INTERIOR, PORÉM VAZIO NO QUE TANGE AS SAGRADAS ESCRITURAS, POIS O SACRIFÍCIO PERFEITO NA CRUZ FOI NÃO SÓ NO SENTIDO ESPIRITUAL DO PECADO ORIGINAL, MAS DA CARNE, DA ALMA E DO ESPIRITO, O PROBLEMA É QUE ULTIMAMENTE NÃO ESTÁ SENDO SUFICIENTE, VEJO IGREJAS QUEBRANDO MALDIÇÃO HEREDITÁRIA, FAZENDO CORRENTE DE LIBERTAÇÃO, FORA OS AMULETOS: SAL GROSSO, ROSA, FRONHA, FITINHA E AÍ VAI AS MAIS TERRIVEIS DISTORÇÕES DO VERDADEIRO SENTIDO DA VINDA DE CRISTO. MAIS COMO DISSE JESUS" ERRAIS POR NÃO CONHECERES AS ESCRITURAS" MT 22:29.
CARO IRMA~PREGUE O QUE É CERTO NÃO O QUE DÁ CERTO, O INFERNO JÁ ESTÁ CHEIO DE BOAS INTENÇÕES QUE ANULAM O VERDADEIRO SACRIFÍCIO, O PREÇO FOI ALTO VALORIZE A CRUZ E O SANGUE DERRAMADO, NÃO VEJA COMO O MUNDO, ABRA OS OLHOS ESPIRITUAIS E ENTENDA QUE ESTRITO É O CAMINHO NÃO CABE AO HOMEN ENLARGUECÊ-LO. QUE DEUS TE D^3E SABEDORIA...
Em 14/01/2011, às 01:30, Stela Gonçalves, de Delfim Moreira - MG, ponderou:
Abençoada iniciativa deste site.
Palavra igualmente abençoada! Me edificou bastante!!

A paz, que o Senhor os fortaleça ao longo dessa missão!
Em 26/08/2010, às 21:13, Aldiney, de Pitanga Pr, ponderou:
A PAz do Senhor sou militar tbm, graças a Deus a Palavra Dele esta chegando onde menos imaginavamos, é assim mesmo que devemos fazer MISSAO URBANA, no proprio trabalho Deus esta na Frente não decista, Ele estará suprindo o vazio destas almas que perecem GLORIA A DEUS, IDE por todo o mundo (militares) continui falando do Amor Dele...
Em 18/08/2010, às 10:27, George, de Itapicuru Ba, ponderou:
a paz do senhor, gostei muito da materia parabens
Em 24/05/2010, às 13:50, Brunna, de Fortaleza, ponderou:
bem o texto é maravilhoso mais em relação ao que realmente quero saber não encontrei. o que leva a sua vida espiritual cair de tal forma que voce se acabe materialmente e espiritualmente.
Em 10/04/2010, às 11:58, Genivalsevalho, de Manaus, ponderou:
Meu irmãozinho querido, vc esta fzendo uma salada que nao tem nada c a palavra de Deus.Vc esta complicando algo que eh tão simples. lamento.
Em 28/11/2009, às 21:38, Creuza, de Belo Horizonte, ponderou:
TEXTO TREMENDO VOU USA-LO EM MINHA IGREJA EM UMA MINISTRAÇÃO DE CURA QUE O SENHOR CONTINUE A TE USAR PODEROSAMENTE

Comente o texto
Nome:  

Cidade:  

E-mail (não será publicado):  

Comentários:  

» Você pode digitar mais 1024 caracteres.
Digite a seguir o que você lê abaixo:  
8M32j3Q


 

Importante: utilize este formulário para ponderar somente sobre o texto acima. Comentários sobre a nossa página devem ser postados na seção Contato.
Busca de Estudo Bíblico
Busca

DTM - Dicionário de Termos Militares
Termos, gírias e expressões da linguagem militar do dia-a-dia. Consulte:

Bíblia Online
Bíblia Online

Capítulo:    Versículo:

     
Palavra(s):

    
Interatividade
RSS Militar Cristão Militar Cristão no Facebook Militar Cristão no Twitter Assine abaixo o Boletim de Notícias
E-mail: