Atenção: habilite seu browser para o uso de Javascript!


Vida Cristã

O Que Seu Filho Vê na TV?

Por autor desconhecido

Importante: antes de submeter este texto à impressão, clique em "Texto Integral",
ao final desta página, para não comprometer a divisão do texto em páginas na impressora.

Página 1 de 2
Ir para a página:   01   02   

Um mundo de imaginação e fantasia fascina as crianças que todos os dias estão atentas às imagens do aparelho de TV. Uma máquina inventora de sonhos, que muitas vezes ocupa o espaço do carinho da família e que cria heróis agressivos e violentos capazes de influenciar o comportamento infantil.

O menino tem um machado na mão. É noite. Ele vai ao quarto da mãe, que está dormindo, levanta o machado e, sem nenhum constrangimento, desfere vários golpes sobre o corpo da própria mãe, começando a esquartejá-la. O irmão mais velho, de 15 anos, foge pela janela e, de lá, ouve o garoto dizer enquanto assassina a mãe: "O leão rei diz: eu posso matar você; O leão rei diz: eu posso matar você..."

A cena de horror descrita acima é apenas mais uma entre as muitas tragédias descritas pelo Pr. Josué Yrion, missionário brasileiro morando nos EUA, e que teriam sido provocadas por crianças influenciadas por desenhos e filmes que assistiram. Segundo ele, o caso é verídico e aconteceu na Califórnia (EUA) com um garoto de apenas 11 anos. Antes de praticar a atrocidade, o menino teria assistido 12 vezes, no mesmo dia, o vídeo "O Rei Leão", dos estúdios Disney.

O pastor Josué Yrion esteve no Brasil no período entre 16 e 23 de fevereiro de 1997, quando proferiu uma série de palestras na Igreja Batista da Floresta (Belo Horizonte-MG) alertando sobre o perigo que representam muitos filmes e desenhos animados feitos para crianças. As palestras do pastor foram gravadas em vídeo e distribuídas para todo o país, causando muita polêmica por onde quer que passam. Afinal, haveria uma conspiração macabra de estúdios e produtoras de filmes infantis com o objetivo de influenciar nossas crianças ou tudo não passa de coincidência? Até que ponto um desenho pode influenciar no comportamento de nossos filhos?

Recentemente, outra polêmica sobre programas infantis foi lançada no Brasil, não pelo meio evangélico, mas pela imprensa secular. Trata-se do programa "Teletubbies", apresentado pela Rede Globo e destinado ao público infantil de 1 a 3 anos de idade. Um dos bonecos dos Teletubbies, de nome Tinky Winky, teria o símbolo do movimento Gay na cabeça - um triângulo invertido -, além de carregar uma bolsinha cor de rosa e andar de forma sensual. A idealizadora do programa, a inglesa Anne Wood, 61 anos, esteve no Brasil em agosto deste ano e negou veementemente a ligação do boneco com o movimento Gay.

"Quem inventou essa bobagem foi o reverendo americano Jerry Falwell, que é um tolo", afirmou ela.

Atalaia

Quem não tem dúvidas de que muitos desenhos e programas infantis possuem mensagens subliminares é o líder do grupo musical capixaba Atalaia, Altenes dos Santos Nunes. Além de ministrar sobre louvor e adoração nas igrejas, há doze anos o grupo se dedica à pesquisas sobre a "Mensagem Oculta do Rock", proferindo palestras em diversos encontros. "Já estamos colhendo material e em breve estaremos com uma palestra pronta sobre os desenhos animados", afirma ele para em seguida perguntar: "No programa Chaves, por exemplo, o nome do gato da bruxa do 71 é Satanás. Será que isso acontece por acaso?"

Para o pastor Hernandes Dias Lopes, da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória, é preciso ter cautela ao examinar o assunto. Segundo ele, de fato, existem desenhos que estão carregados de violência, misticismo e até satanismo, no entanto, é preciso examinar tudo e reter o que é bom. "Não sou favorável a se cortar tudo e não ver nada. Fico com medo de cairmos no erro de alguns anos atrás, onde tudo era Nova Era", afirma. Apesar disso, ele faz uma alerta aos pais: "Existem desenhos que são ruins até para adultos. Essa mensagem agressiva, para a mente infantil, é um atentado".

Outro que não tem dúvidas de que vários desenhos possuem mensagens subliminares é o Pr. Josué Campanhã, ministro de Educação Religiosa da Primeira Igreja Batista de Vitória. "Num projeto social que desenvolvemos em nossa igreja, um garoto tentou matar o próprio pai com uma paulada. Ao ser levado ao psicólogo, foi detectada uma forte influência dos desenhos e vídeos que o garoto assistia", afirma. Ele avisa, no entanto, que não se deve proibir a criança de assistir determinados desenhos sem dizer o porquê. "Precisamos oferecer alternativas, como desenhos cristãos, por exemplo".

A questão da influência dos programas infantis não se restringe apenas a mensagens subliminares e nem é uma preocupação somente dos evangélicos. Em outubro de 1998, a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou uma pesquisa entre os desenhos animados transmitidos na televisão brasileira com o objetivo de medir a quantidade de violência passada para as crianças. O resultado foi assombroso. De acordo com a pesquisa, uma criança brasileira que assista a duas horas diárias de desenho animado por dia - o que é considerado pouco - estará exposta a 40 cenas de violência explícita. Num mês, seriam 1.200 cenas e, num ano, pasmem, seriam 14.400 cenas de pura violência sendo produzidas dentro da própria sala de estar das nossas casas.

Homicídio

A pesquisa averiguou ainda o tipo de violência oferecida. Em primeiro lugar disparado estavam os crimes de lesão corporal (57%) e, em segundo, nada mais nada menos do que o homicídio (30%). Outra pesquisa um pouco mais antiga mas que também causou muita polêmica ao ser publicada foi a elaborada pela revista Veja, em julho de 1995, que averiguou a quantidade de cenas de sexo produzidas na televisão brasileira durante o horário nobre, das 18 às 22 horas. A pesquisa foi publicada na reportagem intitulada "Erotismo liberado para menores" (26/07/95) e concluiu que: a cada 131 minutos, pelo menos um termo chulo era apresentado; a cada 113 minutos, uma cena de nudez; e, a cada 145 minutos, uma cena que simula o ato sexual.

Ou seja, uma criança que assistisse, na época, apenas duas horas de programação no horário nobre da TV brasileira ouviria pelo menos um palavrão, assistiria pelo menos uma cena de nudez explícita e veria pelo menos uma simulação de ato sexual. Será que isso tem alguma coisa ...


Texto Integral


Página 1 de 2
Ir para a página:   01   02   

Fonte: http://www.comunhao.com.br/comunhao26/html/especial.html





RecuarPara o alto


Exare suas ponderações
» Comentários até agora: 14.

Em 15/08/2013, às 15:54, Anonimo, de Anonima, ponderou:
engraçado que tem propagandas de tv e violência
Em 23/09/2012, às 09:07, Marina Gurgel, de Natal, ponderou:
Ótimo texto! Ministro crianças onde congrego e é exatamente a respeito disso que quero alertá-las. Foi muito válido ler isso! Deus abençoe.
Em 31/07/2011, às 00:51, Paulo Erenito Da Silva, de São Paulo, ponderou:
muito bom! vai ser dr grande valia para meu estudo sobre educação cristã infantil e infelismente quase nada dá para se aproveitar do conteúdo infantil disponivel para as crianças visto que até nas escolas ensinam errado (teoria da evolução é um exemplo) e se investe muito pouco progamação infantil como desenhos animados comvalores cristãos
Em 07/04/2011, às 14:26, Filipe Levi, de São Paulo, ponderou:
No artigo "A Virtude da Asssimilação" eu conto a verdade sobre os desenhos animados e mostro que há muitas coisas boas para se reter nesses desenhos. A Bíblia nos ensina que devemos reter de tudo o que é bom. Fiquem na paz de Deus.
Em 07/04/2011, às 14:17, Filipe Levi, de São Paulo, ponderou:
O interessante dos demonizadores de plantão é que eles vêem o Diabo em tudo, ou seja, eles têm tara por Satanás. Josué Yrion e Companhia ficam procurando pêlo em ovo, isto é, costumam ver o Diabo em todo lugar, menos onde ele realmente está. Leiam o meu artigo "A Virtude da Asssimilação" em meu blog.
Em 05/04/2011, às 08:33, Helivelton, de Sp São Paulo, ponderou:
otimo texto ta muito certo meu irmao numca mais ira assistir esses desenhos animado
Em 04/05/2010, às 21:37, John, de Congonhas, ponderou:
Como os demais textos que tenho lido no site, gostei muito do conteúdo e serve de alerta par nós, pais, quanto ao que vamos oferecer para nossos filhos. Na verdade, hoje em dia está difícil de se aproveitar algo de bom e se faz necessário que estejamos atentos, contando sempre com o auxílio do Espírito Santo de Deus para que possamos fazer as melhores escolhas e darmos uma boa educação para os nossos filhos. Que Deus abençoe a todos!
Em 03/05/2010, às 20:12, Gísley, de Brasília, ponderou:
Amei o texto. Acredito que cada um pode dar sua parcela de contribuição. Foi muito útil para mim, como educadora - Psicopedagoga, pude trabalhar com alguns pais e pessoas nesse contexto educacional.
Parabéns!
Que Deus continue abençoando vocês!
Em 03/05/2010, às 19:46, Gísley, de Brasília, ponderou:
Amei o texto e as informações. Foram muitíssimas úteis para mim pois, como educadora - Psicopedagoga, pude contribuir com algumas pessoas nesse contexto educacional.
Que Deus continue abençoando o trabalho de vocês!
Em 09/04/2010, às 23:20, Vagner, de Brazlandia, ponderou:
gostei muito desse conteúdo
Em 04/04/2010, às 23:17, Severino Amaro Da Silva Filho, de Sao Lourenço Da Mata-pe, ponderou:
texto maravilhoso, é o que estou precisando de textos assim para aplicar na mocidade da minha igreja.
Parabéns.
Em 16/11/2009, às 09:11, Leandro Pereira, de Cambui M.g, ponderou:
muito bom ese estudo sobre cesenho animado e msg subliminares vou ser pai e por iso estou fasendo um estudo sobre desenhos animados.
DEUS continue abençoando seu miniaterio
em nome de JESUS
paz do senhor
Em 28/10/2009, às 02:26, Josymar, de Ccuiabá Mt, ponderou:
Muito bom o estudo.Tenho 2 filhos e lembro-me de quando criança dos desenhos que assistia.Hjn assisto eles com meus filhos,pois eles estudam e nas escolas as crianças comentam sobre os desenhos,mas meus filhos não são excluídos do mundo,pois eles,entendem porque sempre assisto com eles e esplico quais são os caminhos que Deus deixou.
POIS COMO O APOSTOLO DISSE:"NÓS ESTAMOS NO MUNDO,MAS NÃO SOMOS DO MUNDO."
Em 09/09/2009, às 12:47, EDSON AMARAL, de ALMADA PORTUGAL, ponderou:
GRAÇA E PAZ AMADO.
É DE MUITA VALIA A MENSAGEM QUE ESTIVE A VER, POIS SÓ DESTA FORMA PODERÁ DISPERTAR OS PAÍS PARA Á GRAVIDADE DOS ACONTECIMENTOS...PARABENS MUITO BOM !!!

Comente o texto
Nome:  

Cidade:  

E-mail (não será publicado):  

Comentários:  

» Você pode digitar mais 1024 caracteres.
Digite a seguir o que você lê abaixo:  
94y4UNj


 

Importante: utilize este formulário para ponderar somente sobre o texto acima. Comentários sobre a nossa página devem ser postados na seção Contato.
Busca de Estudo Bíblico
Busca

DTM - Dicionário de Termos Militares
Termos, gírias e expressões da linguagem militar do dia-a-dia. Consulte:

Bíblia Online
Bíblia Online

Capítulo:    Versículo:

     
Palavra(s):

    
Interatividade
RSS Militar Cristão Militar Cristão no Facebook Militar Cristão no Twitter Assine abaixo o Boletim de Notícias
E-mail: