Atenção: habilite seu browser para o uso de Javascript!


Vida Cristã

Cristão, templo de Deus

Por John Owen

Importante: antes de submeter este texto à impressão, clique em "Texto Integral",
ao final desta página, para não comprometer a divisão do texto em páginas na impressora.

Página 1 de 5
Ir para a página:   01   02   03   04   05   

“Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso. (2 Coríntios 6:16-18) [1]

Há três coisas com estas palavras:

Primeiro, o privilégio dos crentes, especialmente porque eles são a igreja de Deus: Eles “são o templo do Deus vivente, como Deus disse.”

Em segundo lugar, o dever que, em virtude da prerrogativa, cabe a todos os crentes: “Por isso”, diz ele, “saí do meio deles, e apartai-vos (...) e não toqueis coisa imunda.”

Em terceiro lugar, uma promessa feita até o cumprimento da obrigação em virtude desse privilégio: “E eu vos receberei, e serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.”

Você bem pode pensar que não vou falar muito sobre estas coisas. Até mesmo pretendo apenas abordá-las por cima, tão só para me levar ao que eu penso sobre o pecado atual desta nação, e quais são as causas dos juízos sobre ele.

No verso 16, diz-se que os crentes devem ser dedicados, consagrados e santificados por Deus como sua porção muito peculiar. Assim, o uso dessa figura é mostrar o pecado duplo pelo qual o julgamento virá sobre esta nação. O primeiro é que a nação não lida com eles como porção consagrada de Deus: este é o pecado da nação; o segundo é que eles não se comportam como porção consagrada de Deus: este é o pecado do povo de Deus.

Vou gastar algum tempo nisso para confirmar o meu fundamento. Você tem como base Apocalipse 5:9, onde a igreja fala a Cristo: “foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação”. Antes da compra deles por Cristo, eles eram colocados na porção comum da humanidade, pois eles estavam nos povos, línguas, tribos e nações da terra. Cristo os comprou. Ele não morreu para resgatar a todos, mas para resgatar alguns de todas as tribos, e nações, e línguas debaixo do céu. Após Cristo os comprar, eles não são mais de si próprios. “Fostes comprados por preço”, diz o apóstolo, “não sois de vós mesmos.” De quem, então, são eles? Eles são de Cristo, conforme Romanos 14:9: “Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos”, isto é, de toda a Igreja, dos vivos e dos mortos, podem ser seus. Ele os levou a todos em sua disposição. E o que ele fez com eles? Quando estavam absolutamente por sua própria vontade, e estava em seu poder eliminá-los quando lhe aprouvesse, ele os dedica a Deus. “Ele nos fez reis e sacerdotes diante de Deus”, diz ele. Cristo poderia ter descartado sua compra de outra maneira, mas está claro que os tomou: ele os dedica a Deus. Reis e sacerdotes assim o foram da mesma forma, como vou mostrar depois. O apóstolo Pedro nos diz o mesmo de todos os crentes em 2 Pedro 2:9: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido” ou comprado. O mesmo se expressa novamente em Tito 2:14 e em diversos outros lugares, pelo que não vou insistir. Há, entretanto uma expressão dela, cujo conhecimento deva ser tornado relevante, que é o fato de eles serem chamados de “primícias para Deus” (Tiago 1:18): “Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.” E em Apocalipse 14[:4] a expressão ocorre, novamente [2]: “Estes são os que não estão contaminados com mulheres (...) como primícias para Deus.” Quando Deus deu e santificou todas as coisas à sua igreja temporal, ele reservou os primeiros frutos para si mesmo. Todos estes foram dedicados a ele próprio, cada um conforme sua finalidade, isto é, os animais limpos para o sacrifício, os homens para a redenção, o milho e vinho para uma oferta de carne, mas Deus reteve todos os primeiros frutos para si mesmo. Ele os colocou sobre a terra como algo emprestado, para que pudesse manter sua titularidade pelo todo. Então, ele lhes diz em Levítico 25:23: “A terra é minha”, diz ele, “pois vós sois estrangeiros e peregrinos comigo.” Tudo o que é relacionado à Igreja de Deus é de Deus. Ele nos diverte em sua casa, à sua mesa, e nos sustenta com suas ordenanças. Deus lhes deu os primeiros frutos como um reconhecimento de que eles tinham tudo por causa dele, e quando isso não ocorreu novamente, ele destruiu a terra.

Agora Deus leva os crentes a serem uma espécie de suas primícias dentre as criaturas. Ele se satisfaz com os crentes de todo o mundo por serem primícias de toda a criação, de modo que se Deus deixasse de tomar para si esses primeiros frutos, ele destruiria o mundo. Para que fim ele manteria esse produto com tantas despesas em energia, paciência, cuidado, bondade, sabedoria, se não visse nenhum proveito nele? Agora, ele não tem lucro algum, senão os primeiros frutos, e se alguém – como vou mostrar depois – estender as mãos contra essa porção de Deus, esse alguém certamente sofrerá a dolorosa vingança dele. Para a maior parte – isto é, o estado de coisas entre os homens mundanos – quanto mais eles têm, mais preparados estão a colocar as mãos sobre a parte dos outros. Tenho certeza, contudo, que quanto mais os homens têm em todo o mundo, mais preparados estão a colocar as mãos sobre a porção de Deus. Diz ele, entretanto, em Jeremias 2:3: “Então Israel era santidade para o Senhor, e as primícias da sua novidade; todos os que o devoravam eram tidos por culpados; o mal vinha sobre eles, diz o Senhor”; eles contraíam culpa, e recaía punição por cima deles. “Todos os que o devoravam eram tidos por culpados.” Se isso fosse tudo, eles não se importariam muito com isso, mas “o mal vinha sobre eles, diz o Senhor.”

Vamos conhecer um pouco sobre como os crentes vêm a ser dedicados, consagrados e santificados a Deus, para serem o seu templo, tabernáculo, os primeiros ...


Texto Integral


Página 1 de 5
Ir para a página:   01   02   03   04   05   

NOTAS

[1] Este sermão foi pregado em 27 de março de 1674.

[2] Na versão original, as palavras são: “ele expressa isso novamente.” Como estas palavras são muito ambíguas, e aparentemente atribuem as palavras citadas pelo Apocalipse de João ao apóstolo Tiago, mencionado na frase anterior, é que nos aventuramos, neste caso, a empreender uma ligeira alteração do texto. (N. do E. em língua inglesa).

Traduzido por Cleber Olympio, conforme original publicado em oChristian.com.




RecuarPara o alto


Exare suas ponderações
Nenhuma ponderação adicionada.
Gostaria de ser o primeiro?
Preencha o formulário ao lado.

Comente o texto
Nome:  

Cidade:  

E-mail (não será publicado):  

Comentários:  

» Você pode digitar mais 1024 caracteres.
Digite a seguir o que você lê abaixo:  
759k4TN


 

Importante: utilize este formulário para ponderar somente sobre o texto acima. Comentários sobre a nossa página devem ser postados na seção Contato.
Busca de Estudo Bíblico
Busca

DTM - Dicionário de Termos Militares
Termos, gírias e expressões da linguagem militar do dia-a-dia. Consulte:

Bíblia Online
Bíblia Online

Capítulo:    Versículo:

     
Palavra(s):

    
Interatividade
RSS Militar Cristão Militar Cristão no Facebook Militar Cristão no Twitter Assine abaixo o Boletim de Notícias
E-mail: