Atenção: habilite seu browser para o uso de Javascript!


Especial para Militares

A diferença entre ponderar e falar francamente

Por Cleber Olympio

Importante: antes de submeter este texto à impressão, clique em "Texto Integral",
ao final desta página, para não comprometer a divisão do texto em páginas na impressora.

Página 1 de 2
Ir para a página:   01   02   


Introdução

Entre os militares existe a figura do ponderão, aquele sujeito que, vez ou outra, questiona a posição – ou mesmo a pessoa – de um superior hierárquico sem estar autorizado para tanto. Motivo de piada por sua atitude afrontosa diante de uma autoridade, o ponderão é em geral punido por sua atitude irreverente, de formas variáveis de gravidade, conforme pode prescrever o Regulamento Disciplinar ao qual está subordinado. Pelo significado da palavra, que possui sinônimos como avaliar, considerar, analisar, calcular, expor, dentre outros, o termo “ponderar” envolve um comportamento inadequado ao militar, diante do seu contexto hierárquico e disciplinar.

Jamais recomendaremos a prática dessa conduta, que dá origem ao mote “ponderar é arte, ser punido faz parte”. Não ensinaremos a “arte da ponderação” neste espaço. É certo que, às vezes e conforme a situação, ocorre uma vontade de se flexibilizar certos conceitos por parte do militar, o que se revela um risco, pois tal atitude pode ou não dar alteração.

Ainda que haja uma origem e propósitos por vezes jocosos – em nada dirigidos essencialmente para atacar alguém, senão para, de fato, subverter a ordem das coisas – esse comportamento revela algo do coração do ser humano. Quebrar regras, transgredir, questionar, murmurar, enfrentar sem razão alguma, são partes de um coração tendente ao pecado. Se com bebês ou crianças pequenas já se vê na “arte” algo mais do que apenas uma brincadeira, quanto mais com caboclos barbados e escolados na arte de ponderar! O problema não está apenas na ponderação: está em ela se transformar em postulação, a ponto de o guerreiro ficar com a pecha de “postulão” entre seus pares.

Diante de consequências que não se limitam à expedição de um Fato Observado – ou equivalente, conforme a Força –, percebe-se que é esperada da conduta do militar algo diferenciado, que procure repercutir em proveito próprio e, em especial, da Instituição e de tudo o que ela defende e representa.

Na vida cristã isso ocorre da mesma maneira. Não é o caso ponderar, mas, mediante permissão, o militar de Jesus pode falar francamente com o seu Comandante Supremo.

A importância de cessar a ponderação

Um dos grandes problemas enfrentados por Moisés na longa peregrinação do povo de Israel pelo deserto foi justamente a ponderação, e nela não havia nada de jocoso ou de descontração. Logo de início ela já veio em forma de cobrança: avaliando de forma equivocada a situação após a milagrosa e maravilhosa libertação do cativeiro do Egito, boa parte do povo começou a interpelar Moisés por provisão de água e comida. Embora ele tenha atendido aos pedidos, igualmente de forma milagrosa – e também, certamente, por ser brevetado em seu “Estágio de Operações no Deserto” – o povo não se deu por satisfeito e manteve a ponderação.

Outras demandas, no entanto, vieram acompanhadas pelo segundo estágio sobre o qual falamos anteriormente: a postulação. Os desejos por necessidades imediatas falaram mais alto do que a manutenção do equilíbrio entre corpo e mente, requisitado em condições inóspitas. O ser humano tem, por natureza, o imediatismo: é dado a pensar no que vai lhe trazer conforto e segurança de pronto. Não é problema dos tempos atuais desejar todas as coisas “para ontem”, e sim da natureza decaída do homem. A resposta às postulações veio de formas nada agradáveis: numa delas, o povo pediu carne, e ela veio na forma de codornizes, mas acompanhada de maldição, pois o povo iria comê-las “por um mês inteiro” (Nm 11:20) e, mesmo diante de intercessão em favor dos murmuradores, a carne foi convertida em maldição, e eles foram feridos com uma grande praga (v. 33).

Em todos os exemplos bíblicos de ponderação convertidos em postulação, o homem foi para a vala, às vezes literalmente. Conforme a gravidade, às vezes havia decretada a pena de morte do transgressor. O que leva, então, alguém a murmurar, ou ponderar a ponto de postular?

A causa básica de se ponderar, nesse caso, é a insatisfação, que não se confunde com queixa momentânea. A insatisfação é principalmente voltada contra Deus e o seu modo de agir. A revolta atinge Deus e sua santidade, sua essência, seu modo de se manifestar à humanidade. Para a mente carnal, fica difícil admitir que o homem aja de maneira tão grave; o pecado, no entanto, é uma desonra enorme a um Deus santo. Não fosse a justificação pela fé em Jesus Cristo, a sentença de morte seria dada a todo ponderador e postulão.

A importância de se pedir permissão para falar francamente

Não dá para negar, também, que por vezes o homem precisa expor suas necessidades. Oração é para louvar a Deus, confessar pecados, reavivar esperança, mas também é para pedir, arguir, lamentar-se, ou mesmo “rasgar o coração”. Em que isso se diferencia da ponderação?

1. Na ponderação para com Deus não há espaço para o louvor. As necessidades para o ponderão são mais importantes do que a comunhão com Deus. Ele as magnífica a ponto de tentar esconder a glória de Deus acima das circunstâncias. Ele vê as circunstâncias como meios de prova do amor de Deus. Ele não é grato a Deus, nem louva a Deus com seu comportamento perante os homens.

2. Na ponderação para com Deus não há espaço para a paciência. O tempo do Deus que é senhor do tempo é diferente do de suas criaturas. A visão limitada da criatura conduz à seguinte falsa premissa: “o meu tempo é urgente, Deus tem uma visão importante das coisas, mas tenho necessidades que não podem esperar o sol nascer”. Esse pensamento demonstra a arrogância humana de duas formas: primeiro, em fazer das suas prioridades algo mais relevante do que as prioridades de Deus, quaisquer que sejam os motivos envolvidos; segundo, demonstram uma clara visão limitada das circunstâncias, pois se atam no que passa a não ser prioritário para Deus.

3. Na ponderação para com Deus não há espaço para a esperança. A ponderação ...


Texto Integral


Página 1 de 2
Ir para a página:   01   02   




RecuarPara o alto


Exare suas ponderações
Nenhuma ponderação adicionada.
Gostaria de ser o primeiro?
Preencha o formulário ao lado.

Comente o texto
Nome:  

Cidade:  

E-mail (não será publicado):  

Comentários:  

» Você pode digitar mais 1024 caracteres.
Digite a seguir o que você lê abaixo:  
0I2z9OT


 

Importante: utilize este formulário para ponderar somente sobre o texto acima. Comentários sobre a nossa página devem ser postados na seção Contato.
Busca de Estudo Bíblico
Busca

DTM - Dicionário de Termos Militares
Termos, gírias e expressões da linguagem militar do dia-a-dia. Consulte:

Bíblia Online
Bíblia Online

Capítulo:    Versículo:

     
Palavra(s):

    
Interatividade
RSS Militar Cristão Militar Cristão no Facebook Militar Cristão no Twitter Assine abaixo o Boletim de Notícias
E-mail: