Atenção: habilite seu browser para o uso de Javascript!


Devocionais

Dia de Ações de Graças

Por Estér Penteado C. de Freitas

Importante: antes de submeter este texto à impressão, clique em "Texto Integral",
ao final desta página, para não comprometer a divisão do texto em páginas na impressora.

Página 1 de 2
Ir para a página:   01   02   

Temos cada um de nós muitas coisas para agradecer. Quando paramos para pensar e contar as bençãos, podemos dizer como o autor deste conhecido hino:

Conta as bênçãos, conta quantas são
Recebidas da Divina mão
Vem dize-las, todas de uma vez
E verás surpreso quanto DEUS já fez.

Deus, o Pai das Misericórdias, tem sido generoso para conosco. Se fôssemos enumerar as bênçãos, passaríamos o dia todo.

APRENDENDO COM JESUS A DAR GRAÇAS.

TEXTO: Lucas 10: 21 a 24

21 Naquela mesma hora exultou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos; sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.
22 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
23 E voltando-se para os discípulos, disse-lhes em particular: Bem-aventurados os olhos que vêem o que vós vedes.
24 Pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram.

1-) SER GRATO PELAS PEQUENAS COUSAS

Hoje no nosso viver diário tudo é grande, tudo é BIG. GRANDE liquidação. Big Festa. Grande Evento Cultural. Apresentamos o GRANDE servo do Senhor... Quando compramos nosso primeiro computador, ele pode ser um 166, mas logo queremos um Pentiun 500, ou 750, 900 etc e assim vai. Nossa conexão na Internet tem que ser speedy, primeiro 300, depois 500, logo mais queremos a de 700. Quando vamos comprar um lanche queremos um BIG Mac. Os nomes dos restaurantes e casa de eventos são sempre no superlativo: Lanchão, Ranchão, Casarão, Porcão, Esquinão, Sorvetão...

As Igrejas derrubam seus pequenos templos, para construírem megas templos com capacidade para 1.000, 2.000 ou 5.000 pessoas. Quando não realizam seus cultos em estádios, ginásios ou teatros. A qualidade da música chamada gospel ou não é medida pela quantidade de discos vendidos, ganha-se disco de ouro, de platina...

Precisamos aprender a nos contentarmos e agradecermos as pequenas cousas!

Quando eu fiz análise, um dos problemas em mim detectados pelo analista foi: Grandes expectativas! Sempre em minha vida sonhei grande, alto. Em minhas amizades eu tinha aquela euforia; achei um grande amigo(a) para a vida toda. No trabalho na família, etc, sempre me guie pautada nessas expectativas. O QUE ME LEVOU A GRANDES FRUSTRAÇÕES !

Romanos 12:16 diz assim:

Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos

Sei que com a maturidade ficamos mais sensíveis, mas concordo que é difícil confrontar este ensinamento bíblico com Teologia da Prosperidade, tão em moda. Tanto no âmbito material, espiritual e intelectual devemos ser simples. Devemos pensar nas pequenas coisas. Nosso Deus não é apenas o Deus das montanhas, dos exércitos dos céus, dos milagres, do mar que se abre, mas também o Deus das moléculas, das formigas, das criancinhas e da areia do mar. O cuidado de Deus para conosco se manifesta principalmente no pequeno, naquilo que consideramos insignificante, Afinal, como poderemos receber as grandes coisas se ainda não aprendemos a valorizar as pequenas?

Exemplo: Muitas vezes dizemos: "Ah se eu soubesse pregar, fazer belos estudos bíblicos" (?!) Não valorizamos o mais importante e difícil: o evangelismo pessoal, a intercessão. Precisamos ser gratos pelas pequeninas coisas.

2-) SERMOS GRATOS A DEUS PELO TEMPO EM QUE VIVEMOS (HOJE) - vv. 23 e 24

Quantas vezes nos pegamos dizendo, Ah se eu vivesse nos tempos de Jesus seria bem mais fácil, Ele falava e a gente creria, veríamos milagres em loco, seria incrível. Seria isso bom?

Louvo a Deus pelo tempo em que vivo, o hoje, ano da Graça de 2004. Aqueles que viveram antes de Cristo, viveram pela fé, os que viveram nos tempos de Cristo puderam ser felizes, bem aventurados, mas logo a morte e ascensão de Jesus a Igreja passou por grandes perseguições. Teríamos resistido? Ou, ainda, quando da vida em comum nos primórdios da Igreja, os novos cristãos viram maravilhas, mas também as conseqüências eram imediatas (Vide Ananias e Safira)

Sou grata ao Senhor pelo tempo em que vivo, podemos falar abertamente de Jesus, temos acesso a leituras, filmes, que nos mostram mais de perto como foram as coisas. Temos liberdade de culto, podemos mandar missionários para várias partes do mundo. E através da fé, podemos ver os mesmo milagres que Deus opera no meio do seu povo:

Heb 3:7 - Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,

Heb 3:13 - Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;

Heb 3:15 - Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.

3-) DEVEMOS SER GRATOS AO SENHOR POR OCULTAR ESTAS COUSAS AO SABIOS E ENTENDIDOS, E AS REVELAR AOS PEQUENINOS...

21 Naquela mesma hora exultou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos; sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.

Um médico famoso disse certa vez: “Já cortei pacientes vivos, mexi em seus cérebros, peguei em seus corações batendo, anestesiei, retalhei. Fiz autopsias, retalhei mortos, os estudei e nunca achei vestígio de uma alma”.

Vemos “grandes homens” que têm acesso a cultura, homens sábios, doutores, intelectuais, conhecedores de todas as matérias da vida, mas que não conseguem entender o plano ...


Texto Integral


Página 1 de 2
Ir para a página:   01   02   




RecuarPara o alto


Exare suas ponderações
» Comentários até agora: 3.

Em 22/05/2012, às 08:15, Wagner Barros, de Rio De Janeiro, ponderou:
Muito bom o texto. Parabéns. Com relação a teologia da prosperidade concito aos senhores estudarem um pouco mais sobre o assunto. Primeiro estude teologia e depois busque o significado do termo prosperidade. Após tire as devidas conclusões.
Como já dizia o Pr Claudionor de Andrade, Ortodoxia sem Ortopraxia é incompatível com o ensino da Escritura. Não cabe o ensino da teologia sem vivê-la, quando a vivemos aprendemos a dar graças por tudo. E quando entendemos que tanto o pouco quanto o muito, fazem parte da porção de Deus para nós, e aprendemos a estar felizes pois a alegria do Senhor é a nossa força. Esta é a situação de viver uma saúde em todas as áreas da nossa vida seja financeira, emocional, sentimental, física, etc. Quando estamos felizes e satisfeitos ao entender que está é a nossa porção e o cuidado de Deus para nós, Vivemos a prosperidade do Senhor.
Saibamos enfim, dar graças a Ele por tudo. Pois a verdadeira prosperidade é ter Cristo na nossa vida, sermos resgatados e libertos do poder do pecado.
Em 23/11/2010, às 22:09, Josse Mnoel, de Barra De Guabiraba-PE, ponderou:
A paz do Senhor; Reflexões como esta nos leva pensar mais no carater de Cristo. Deus seja louvado.
Em 04/12/2009, às 19:22, Helio Eubanque Monteiro, de Ariquemes RO, ponderou:
graça e paz amado; excelente a sua reflexão, e que continue abençoando a sua vida.

Comente o texto
Nome:  

Cidade:  

E-mail (não será publicado):  

Comentários:  

» Você pode digitar mais 1024 caracteres.
Digite a seguir o que você lê abaixo:  
g7O30D


 

Importante: utilize este formulário para ponderar somente sobre o texto acima. Comentários sobre a nossa página devem ser postados na seção Contato.
Busca de Estudo Bíblico
Busca

DTM - Dicionário de Termos Militares
Termos, gírias e expressões da linguagem militar do dia-a-dia. Consulte:

Bíblia Online
Bíblia Online

Capítulo:    Versículo:

     
Palavra(s):

    
Interatividade
RSS Militar Cristão Militar Cristão no Facebook Militar Cristão no Twitter Assine abaixo o Boletim de Notícias
E-mail: