Atenção: habilite seu browser para o uso de Javascript!


Devocionais

“Um Nobre no Deserto, Mas Nos Planos de Deus” - Êx 3.1-12

Por Pr. Aurélio Jesus Santos

Depois de 40 anos de vida palaciana, no Egito, Moisés foi obrigado a fugir do palácio de faraó e viver no deserto, por ter matado um egípcio em defesa de um hebreu. Até essa experiência com o Senhor no monte Horebe, ele viveu mais 40 anos no deserto. Para muitos, um desastre, um tremendo castigo.

Como muitos, Moisés deve ter-se achado um fracasso. “Caiu” de príncipe no palácio, para pastor de ovelhas no deserto. Mas o que ele não sabia, como muitos não sabem, é que Deus tinha Seus planos. E os planos de Deus não são de fracasso, mas de vitórias e conquistas.

Moisés estava num deserto sim, porém estava nos planos de Deus. Deus pode usar um deserto para formar seus nobres, valentes e conquistadores! Deserto não precisa ser local de fracasso, mas o grande laboratório de Deus para forjar um caráter de excelência em seus filhos. Podemos tirar lições valiosas no deserto.

SETE LIÇÕES PARA SEREM APRENDIDAS NO DESERTO:

1- DESERTO É LUGAR PARA DEUS COLOCAR UM CORAÇÃO NOBRE NOS SEUS ESCOLHIDOS (v. 1 a):

A vida palaciana deve ter afetado o caráter de Moisés. Nem sempre os nobres palacianos são nobres de Deus. Moisés tinha atitudes nobres, mas com motivações erradas. Certamente amava seu povo, mas agia como um justiceiro, vingador, cheio de justiça própria (2.11,12,17). Deus requer de cada um de seus filhos nobreza de atitudes e de motivações. Deus quer colocar um coração nobre no lugar daquele afetado pelo Egito. Ali, no deserto, o príncipe arrogante é transformado no homem humilde e submisso, no líder que Deus quer usar para realizar Seus planos na terra! Líder nobre precisa ter caráter nobre!

2- DESERTO É O LUGAR ONDE OS NOBRES DE DEUS VÊEM AS MARAVILHAS DE DEUS (v.2):

Num lugar inóspito, rude, árido, sem beleza, Deus faz Suas maravilhas. Fique atento para a presença manifesta de Deus no seu deserto. Muitos de nós só adquirimos sensibilidade espiritual quando entramos num deserto. Um dos sinais de que você é um líder, um nobre de Deus, é ter olhos nobres, olhos que se ligam nas maravilhas de Deus.

3- DESERTO É O LUGAR DE DEUS ATRAIR SEUS NOBRES COM AS SUAS MARAVILHAS (v.3):

Precisamos estar sensíveis às manifestações de Deus, mesmo às mais esquisitas. Deus sempre quer nos atrair para Ele mesmo, com a intenção de nos transformar. Muitas vezes, não conseguimos nos voltar para Deus, porque estamos distraídos com muitas coisas em nossos palácios que competem com nosso Deus. Estando no deserto, Moisés tinha muito pouco com o que se distrair. Um líder nobre deve ser sensível aos moveres de Deus, mesmo nos desertos. Só os que se voltam para Deus podem ser transformados e usados por Deus!

4- DESERTO É LUGAR PARA O HOMEM OUVIR A VOZ DE DEUS (v.4):

Muitos de nós só teremos os ouvidos abertos para Deus quando estivermos no deserto. Deserto é lugar do homem ouvir a voz de Deus, porque lá existem poucos ruídos paralelos. Um líder nobre deve ter ouvidos nobres. Ouvido nobre é ouvido santificado, inclinado para os lábios do Senhor.

5- DESERTO É LUGAR PARA O HOMEM RESPONDER AO CHAMADO DE DEUS (v.4):

Sempre que Deus nos chama, seja qual for o lugar e a hora, Ele quer ouvir “Eis-me aqui!” Deus quer ser a prioridade em nossas vidas; quer que Sua vontade seja a nossa vontade.

Um líder deve ter atitudes e ações nobres, fazer prioritariamente o que o Senhor mandou que fosse feito. No entanto, muitos de nós não respondemos prontamente, porque estamos ocupados com muitas coisas, fazendo aquilo que Deus não nos mandou fazer, inclusive na Sua obra. Gastamos um tempo precioso de nossas vidas fazendo tanta coisa, que não sobra tempo para ganhar e consolidar as vidas. Por isso muitos são levados ao deserto, para deixarem de fazer tantas coisas e aprenderem a responder ao chamado de Deus. Nossa vocação é sermos santos e nossa principal tarefa é ganhar e consolidar as vidas, conforme Mateus 28.18-20 e Marcos 16.15-18.

6- QUANDO DEUS SE REVELA AO HOMEM, ATÉ O SEU DESERTO SE TORNA SOLO SANTO (v.5-6):

Mesmo o pior lugar pode ser santo, quando Deus nele se revela. Deus quer que Seus nobres saibam disso. Não se desespere com seu deserto. Veja Deus nele e ele será santificado; será o lugar da revelação da glória de Deus. Deus pode revelar-se aos Seus nobres em qualquer lugar, inclusive no deserto.

7- DESERTO PODE SER O LOCAL IDEAL PARA OS NOBRES DE DEUS SEREM COMISSIONADOS E CONSOLIDADOS POR ELE (v.10-12):

Não se impressione com suas limitações, nem com a grande obra que Deus lhe chama para realizar. Não se inquiete com o fato de estar sendo chamado para liderar inúmeras células. Não se intimide por ser chamado para ser pai/mãe de gerações de filhos na fé. Não ouça os planos do diabo, ouça os planos de Deus para sua vida. Não ouça as mentiras do inimigo, firme-se nas verdadeiras promessas de Deus. Seja um líder nobre, um líder de excelência. Permaneça firme porque o Senhor será contigo!

Você está atravessando um deserto? Deus está chamando você para grandes coisas? O que é grande demais para você? O que está faltando para você tornar-se um nobre de Deus? Não se desespere, nem murmure. Não se impressione com o deserto, busque envolver-se com Deus no deserto; prepare-se para ver Suas maravilhas, ouça a Sua voz e entregue-se a Ele. Com certeza você sairá com espírito e caráter nobres, preparado para liderar muitas células em direção à terra da promessa. Afinal o Senhor está contigo. Aleluia!

No amor do Senhor.

Pastor Aurelio Jesus Santos


Fonte: Cristão On Line.



RecuarPara o alto


Exare suas ponderações
» Comentários até agora: 10.

Em 18/06/2011, às 09:38, Kelvin Dias, de Vitória, ponderou:
uma excelente explicação sobre a vida e o deserto que nós cristão passamos ao longo de nossa vidas, e com o nosso Deus pode livrar-nos.

Shalom adonai a todos!!
Em 11/09/2010, às 16:00, Chirlei, de RS, ponderou:
Que Deus te abençõe por publicar essa palavra tão edificante.
Caiu na minha vida no momento certo, estou vivendo o deserto na presença do Sr, e o texto veio exatamente pra me mostrar o que na dificuldade eu ja nao conseguia enxergar.
Deus abençõe! um abraço
Em 23/05/2010, às 17:21, Mirian Abreu, de Viamão-RS, ponderou:
Paz!!
Saibam que foi muito bom ler este texto sobre o deserto, já passei pelo deserto e estou passando novamente; mesmo que em momentos parece que não tem ninguém conosco temos a convicção de que Deus está com as suas mãos de misericórdia estendidas sobre nós e está trabalhando em nossas vidas pois ele é o oleiro e nós somos os vasos.
Que Deus vos abençõe grandiósamente!!
Em 23/04/2010, às 17:45, Genildo Souza, de Valença Bahia, ponderou:
O texto da uma outra dimensão precisa sobre o deserto de Moises, nosso deserto de hoje é muito diferente, são as catastrofes Mundiais, os problemas das grandes metropoles , as crises existenciais, entre tantos outros males que nos atingem; mas sem sombra de duvidas o pior de todos os males é não ter ter nenhuma experiência com Deus.
Em 24/03/2010, às 07:04, Fred, de Rio De Janeiro, ponderou:
DEUS É FIEL...
Em 18/02/2010, às 03:46, Fabiano Luiz, de Mesquita, ponderou:
gostei muito do texto que foi escrito pois estou escrevendo um livro que uma parte dele fala sobre o deserto, fico grato que deu pra tirar algumas conclusoes sobre o deserto; fiquem na paz que Deus abençoe a todos vcs abraços.
Em 27/11/2009, às 20:15, ANDRÉ ANGELO MASSI, de SP-SP, ponderou:
GOSTEI MUITO DESTE, POIS O MESMO NÃO CONHECIA, PERFEITO PARA QUEM BUSCA CONHECIMENTO OU ALGO A MAIS PARA SEUS ESTUDOS BIBLICOS, VCS ESTÃO DE PARABENS, QUE O SENHOR CONTINUE ABENÇOANDO ESTÁ OBRA.
MAS ESFORÇAI-VOS E NUNCA DESFALEÇAM AS VOSSAS MÃOS, POIS TODA VOSSA OBRA TEM UMA RECOMPENSA. 2º CRONICAS 15.7
Em 21/10/2009, às 08:35, Carmem Silva, de Nova Iguacu, ponderou:
Adorei o texto,estou estudando sobre desertos,mas não consegui salvá-lo. A paz do senhor Jesus.
Em 29/09/2009, às 13:46, Simone Ferreira, de Belém, ponderou:
maravilhoso o texto, muito edificante, agradeço os irmãos por compartilhar o melhor de Deus pra nossa vida
Em 27/08/2009, às 19:47, Lia Pinheiro, de Goiania, ponderou:
Foi o texto sobre o deserto mais real e mais edificante que eu já lí. Me senti muito bem depois da leitora e percebir q acima de qualquer coisa não podemos fugir dessa aventura tão angustiante mais de suma importancia para o nosso desenvolvimento espiritual. Deus me trouxe ao deserto e definitivamente é nele q ele trata meu caráter, me fazendo assim mais parecida com meu rei. Eu louvo a Deus por tudo q eu tenho aprendindo nesse tempo de deserto, de afrontas. Parabêns e muito obrigada por me fazer sentir além dessas linhas. Que Jesus possa continuar nos dando graça.
Lia Pinheiro
Jornalista

Comente o texto
Nome:  

Cidade:  

E-mail (não será publicado):  

Comentários:  

» Você pode digitar mais 1024 caracteres.
Digite a seguir o que você lê abaixo:  
4MMj46


 

Importante: utilize este formulário para ponderar somente sobre o texto acima. Comentários sobre a nossa página devem ser postados na seção Contato.
Busca de Estudo Bíblico
Busca

DTM - Dicionário de Termos Militares
Termos, gírias e expressões da linguagem militar do dia-a-dia. Consulte:

Bíblia Online
Bíblia Online

Capítulo:    Versículo:

     
Palavra(s):

    
Interatividade
RSS Militar Cristão Militar Cristão no Facebook Militar Cristão no Twitter Assine abaixo o Boletim de Notícias
E-mail: